Geral

Espírito Santo registra quase 21 mil furtos de veículos, em sete anos

O ano de 2012 registrou o maior índice de furtos. De acordo com a polícia, na maioria do caso, os bandidos querem ter acesso aos objetos deixados no interior do veículo

Este ano, somente entre os meses de janeiro a abril, a Grande Vitória registrou 1.298 furtos de automóveis Foto: TV Vitória

Dados da Polícia Civil mostram que, somente nos últimos sete anos, 22.673 veículos foram furtados em todo o Espírito Santo, e outros 20.900 foram roubados. De acordo com o levantamento da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos de Vitória, 2011 foi o ano com maior número de furtos, com 3.397 casos.  Já 2012 registrou o maior índice de carros roubados, com 4.516 casos.

Este ano, somente entre os meses de janeiro a abril, os municípios da Grande Vitória registraram 1.298 furtos de automóveis, e 1.527 roubos. Segundo a polícia, do total de veículos roubados e furtados nos últimos sete anos, 25.065 foram recuperados.

De acordo com o delegado Alberto Rock Peres, os casos de roubos relacionados ao desmanche de veículos é considerado baixo no Estado. Segundo ele, na maior parte dos casos, os bandidos estão interessados nos objetos deixados no interior dos veículos.

“Em geral, eles estão interessados em roubar os objetos que estão dentro do carro, e acabam levando o veículo por consequência. Em alguns casos, esses carros chegam a ser utilizados em outros crimes, como homicídios e assaltos, e costumam ser abandonados em seguida”, explica.

E ao longo de sete anos de história, o jornal online Folha Vitória noticiou vários casos envolvendo roubos de veículos no Estado. Relembre:

Em abril de 2008, um turista carioca teve o veículo roubado, durante um assalto, no bairro Feu Rosa, na Serra. Na ocasião, os bandidos também levaram R$ 2 mil em dinheiro.

Já no mês de julho de 2009, uma mulher teve o veículo roubado duas vezes, em menos de 15 dias, no bairro Campo Grande, em Cariacica. Em setembro do mesmo ano, quatro pessoas foram detidas, enquanto desmanchavam um veículo roubado, na Serra.

Além disso, um homem foi detido, em setembro de 2010, acusado de roubar o carro de uma médica, durante um sequestro relâmpago, na Praia da Costa, em Vila Velha.

Em 2011, um engenheiro teve o automóvel roubado, em um posto de gasolina, na rua Henrique Moscoso, em Vila Velha.

No mês de junho de 2012, quatro jovens com idade entre 18 e 20 anos foram presos por suspeita de roubar um carro, em Vila Velha. De acordo com a polícia, o grupo estava no interior do veículo quando foi abordado. Com os rapazes, os militares apreenderam uma garrucha calibre 36 e dois celulares.

Já em outubro do ano passado, 15 pessoas foram para cadeia, entre elas, um policial civil da Bahia, acusadas de participar de um esquema criminoso de roubos de veículos.

No dia 13 deste mês, nove pessoas foram detidas acusadas de integrar uma quadrilha de tráfico de drogas e roubos de automóveis, em Cariacica.