Apesar do apelo diário de autoridades para que a população fique em casa sempre que possível, para evitar a disseminação do novo coronavírus, o Espírito Santo segue com o índice de isolamento social abaixo do ideal. Segundo dados divulgados nesta quinta-feira (14) pelo Governo do Estado, com base em informações fornecidas pelas operadoras de telefonia móvel, a taxa de adesão ao isolamento social no Espírito Santo foi de 47,3% na quarta-feira (13).
Esse índice tem se mantido praticamente estável ao longo da semana, já que na segunda ele foi de 47,6% e na terça, 47,4%. Na comparação com os mesmos dias da semana anterior, quando a taxa variou entre 46,3% e 46,8%, houve uma ligeira melhora no isolamento social, mas ainda bem abaixo dos 70% recomendados pelas autoridades de saúde.
Tal índice só foi alcançado por um município capixaba até o momento: Águia Branca, no noroeste do estado, onde o índice de isolamento é exatamente 70%. Por outro lado, Bom Jesus do Norte, no extremo sul capixaba, segue como o município do Espírito Santo com a pior taxa de adesão ao isolamento: 40,1%.
Colatina, no noroeste, vem logo na sequência entre os piores índices, com 40,5%. No município, o número de casos de coronavírus mais que dobrou em pouco mais de uma semana. Atualmente, Colatina é o sétimo município capixaba com mais registros de covid-19, com 85 casos.
Na Grande Vitória, que concentra pouco mais de 77% dos casos de coronavírus do Espírito Santo, o índice de isolamento é o pior entre todas as microrregiões capixabas: 46,76%. Por outro lado, a região noroeste, com 57,9%, é a que possui a melhor taxa no estado.
Monitoramento
A parceria entre o Governo do Estado e as empresas de telefonia móvel tem resultado em um monitoramento diário do índice de isolamento social da população em todo o Espírito Santo. A ferramenta, que foi disponibilizada gratuitamente para o governo estadual, monitora o deslocamento dos usuários de celulares — os dados são aglutinados e anonimizados para não desrespeitar a privacidade de cada cidadão.
A porcentagem na tabela é o número de pessoas que permaneceram em casa durante o dia. Os dados do dia são disponibilizados no dia seguinte. Segundo o governo, a tabela será atualizada todos os dias da semana.
Na segunda-feira, serão disponibilizados os dados do fim de semana. A atualização das informações será feita de acordo com a atualização no site de monitoramento.