Geral

Espírito Santo será um dos primeiros estados a contribuir com texto sobre regulamentação de drones

Na próxima sexta, será realizado um evento para discutir o assunto e organizar uma comissão para encaminhar à Anac documento contendo reflexões e propostas referentes ao tema

Anac enviará ao Congresso Nacional proposta de regulamentação para o uso de drones no país Foto: Estadão Conteúdo

O Espírito Santo é um dos primeiros estados a iniciar a discussão sobre a regulamentação e o uso de veículos aéreos não tripulados, os chamados drones. Na próxima sexta-feira (18), será realizado um evento para discutir o assunto e organizar uma comissão local, que ficará responsável por encaminhar à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a “Carta de Vitória”, um documento contendo um conjunto de reflexões e propostas referentes ao tema.

O Fórum Capixaba de Inovação e Regulamentação de Drones, terá início às 10 horas, no Palácio Anchieta, em Vitória. O evento contará com apresentações sobre a utilização de drones em pesquisas, inovações no uso do equipamento, a importância da segurança nos voos e as propostas de regulamentação. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas na página www.sectti.es.gov.br/drone.

O evento, promovido pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), é voltado a empresários de setores ligados ao tema, pesquisadores, fabricantes e operadores, órgãos públicos e instituições de tecnologia. A comissão a ser formada envolverá os setores interessados em participar do debate sobre o tema e acompanhar a discussão no Congresso Nacional.

De acordo com a secretaria, a Anac abriu uma consulta pública para receber contribuições da sociedade e pretende divulgar a proposta de regulamentação até o dia 3 de outubro. O texto, que será discutido no Congresso Nacional, contará com a participação de diversos setores da sociedade, inclusive com a da comissão que será formada a partir do fórum.
 
“A utilização de drone é, sem dúvida, pauta de discussões em muitos lugares. Versatilidade, economia e sustentabilidade são aspectos positivos, mas precisamos regulamentar e operar esse equipamento com segurança e responsabilidade. Existe um mercado que já atua com o drone e o papel da Secti é fomentar o desenvolvimento dessa inovação com responsabilidade”, ressaltou o secretário Guerino Balestrassi.

Serviço:

Fórum Capixaba de Inovação e Regulamentação de Drones
Dia: 18 de setembro (sexta-feira)
Horário: 10 horas
Local: Palácio Anchieta – Centro, Vitória.