O Espírito Santo superou a média nacional e vacinou 88,41% da população capixaba contra a gripe. No Brasil, foram vacinadas 41,7 milhões de pessoas, ou 84% do público-alvo. O Ministério da Saúde informou que a vacinação continua nos municípios que ainda não atingiram a meta.
No Estado, foram 631.089 doses aplicadas para um público-alvo de 713.815 pessoas. 82.726 capixabas não foram vacinados contra a gripe. O município de Vitória foi o que mais vacinou: 343.028 pessoas. A tabela com os dados oficiais do Ministério da Saúde está disponível aqui.
Os estados com as maiores coberturas de vacinação são Goiás, com 92,6% do público-alvo vacinado, seguido por Santa Catarina (90,32%) e Paraná (90,28%).
O público-alvo é formado por crianças de seis meses a menores de cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde; povos indígenas; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis. As pessoas deste grupo são mais vulneráveis a desenvolver a forma grave da doença.
No dia 8 de maio, o Ministério da Saúde recomendou aos municípios que ainda não haviam alcançado a meta, que continuassem a vacinar até atingir cobertura de 80% no grupo prioritário. No ES, todos os municípios atingiram a meta de 80% da vacinação.