O Espírito Santo ocupa o 6º lugar no ranking de medição do isolamento social, feito por uma empresa especializada em monitoramento via celular. O Estado tem índice de 53,3% de pessoas em quarentena.
Especialistas nas áreas de saúde e da estatística dizem é necessário ter 70% das pessoas em casa para que a velocidade de contaminação pela covid-19 seja controlada. No Brasil, nenhum estado tem esse percentual.
O melhor no ranking é o de Goiás, com 66,3%. O pior é Mato Grosso, com 49,8%.
Os dados obtidos pela empresa especializada em software, que fez o monitoramento das pessoas via celular, foram repassados pelo Governo Federal aos estados brasileiros.
Para o secretário de governo, Tyago Hoffmann, o capixaba está tendo um comportamento de risco. Ele lembra que a ocupação dos leitos de UTI já atinge 70% no interior e 80% na Grande Vitória.
“Quanto maior for a nossa taxa de ocupação de leitos, mais dificuldades nós vamos ter para reabrir as atividades econômicas e, eventualmente, teremos até que restringir mais o que tem hoje”, afirmou.
O secretário disse ainda que o Governo do Estado também vai contratar o monitoramento feito pela empresa, para se basear nas decisões futuras sobre flexibilizar ou não o isolamento social.
“Nós precisamos ampliar, na sociedade como um todo, o nosso nível de consciência em relação ao isolamento social. Nós poderemos retomar as atividades econômicas com mais velocidade se nós tivermos um nível maior de isolamento social. O nível do isolamento é fundamental para que nós possamos ir aos poucos liberando as atividades, em especial do comércio, que são as mais afetadas no momento”, completou.
* Com informações do repórter Alex Pandini, da TV Vitória / Record TV