Geral

Esta sobrecarregado? Saiba como os pais devem acompanhar as aulas dos filhos em casa

A família deve organizar uma rotina e dar autonomia e responsabilidade para os estudantes

Foto: pexels

Com uma nova rotina onde as escolas estão fechadas, e os filhos estão tendo que estudar as atividades escolares de forma remota por conta da pandemia do novo coronavírus, uma reclamação comum de muitos pais, é que se sentem sobrecarregados, já que a maioria esta trabalhando de casa e ainda acumulando a responsabilidade de ajudar os filhos nessas atividades. Para ajudar neste momento,  a diretora pedagógica Juliana Diniz, deu algumas dicas para pais e estudantes nesse momento.

Como os pais podem ajudar os filhos? 

Muitos pais estão em home office e para a diretora, a maneira como se comportam serve como referência para as crianças.

Crie espaços propícios para o estudo, garantindo acesso às plataformas digitais que as escolas estão usando e também atuando como exemplo de quem está vivendo a pandemia.  

Estabeleça com as crianças e os jovens, quais as novas regras e novas rotinas, pois mantendo um diálogo aberto  sobre o que está acontecendo no mundo e quais as implicações que isso traz para cada um de nós, eles terão mais entendimento da real situação, e levarão os estudos a sério.

Como os estudantes podem manter a concentração nas aulas on-line durante o isolamento? 

Foto: Divulgação/MCTIC

Vários estudos sobre concentração de crianças e jovens, apontam que para um curto tempo de concentração numa mesma atividade varia de 3 a 10 minutos. 

É importante que as Instituições de Ensino, usem de estratégia, aulas mais curtas para que os estudantes façam intervalos, um tempo para levantar, tomar água, fazer um alongamento ou um exercício de respiração. Atitudes simples, mas que ajudam a manter o foco. 

O que fazer para não se distrair? 

A sugestão é que se crie um espaço propício para o estudo, que na medida do possível seja calmo, silencioso e longe de outros eletrônicos como, televisão, rádio, e até mesmo videogames.

Como vencer o tédio e a vontade de deixar para depois? 

Foto: Divulgação

Os estudantes, devem estabelecer metas individuais, cada um consigo mesmo ou com o apoio da família. Os deveres escolares, aquilo que a gente precisa fazer para garantir o nosso aprendizado, devem ser abordados como parte da rotina. Com horário pré- estabelecido, o  aluno  terá o hábito e saberá que precisa cumprir aquela tarefa.

Qual a responsabilidade dos estudantes (principalmente adolescentes)? 

A responsabilidade é de conseguir interagir e produzir de acordo com aquilo que é pactuado junto com a escola:

– cumpra o horário das atividades

– se oriente fazendo pesquisas

 – estabeleça um ritmo próprio de estudo

Tenha a consciência que os estudos onlines, são de extrema importância nesse período. Ao estudar:

– desligar o celular

– escolha um ambiente confortável, bem iluminado e silencioso

– organize os materiais previamente

– faça uma leitura prévia dos conteúdos

– cumpra o combinado

*Com informações do Portal R7