A aglomeração é uma prática que pode facilitar a propagação do novo coronavírus e colocar em risco a vida de muitos, por isso, autoridades em saúde de todo o mundo têm aconselhado o isolamento social e a distância segura entre as pessoas.
Na Serra, moradores tem acesso ao canal oficial de Ouvidoria, onde podem fazer denúncias sobre aglomerações, funcionamento irregular de bares, lojas e igrejas. Só entre os dias 1º de abril e 11 de maio, o canal recebeu 284 denúncias.
De acordo com a controladora-geral da Serra, Magaly Nunes, as principais denúncias recebidas referem-se, em ordem, a bares, lojas e igrejas.
Uma vez recebida, a denúncia é encaminhada para a Secretaria de Defesa Social, que coordena os trabalhos das equipes de fiscalização da prefeitura. A fiscalização primeiro orienta e, em caso de reincidência, pode notificar e multar o estabelecimento que insistir em agir em desacordo com a orientação sanitária.
Na Serra, a Ouvidoria funciona das 8 às 17h. A denúncia é sigilosa e pode ser feita pelos telefones: 0800 283 9780, (27) 3291-2011 e (27) 99624-0223.
Após esse horário, também é possível acessar o serviço por meio do site: http://transparencia.serra.es.gov.br/eouvidoria.aspx. No canto direito da tela há cinco opções de clique: a cor laranja é para aqueles que desejam fazer reclamações; a cor vermelha é para denúncia; a verde é para elogios; a roxa é para sugestões e a azul, para solicitações de providências.
Para denúncias de situações que exigem uma fiscalização imediata, a orientação da Secretaria de Defesa Social é acionar o 190.
Vale ressaltar, ainda, que os atendimentos presenciais da Ouvidoria na sede da Prefeitura estão interrompidos, como medida de prevenção ao coronavírus. Porém, o atendimento ao cidadão continua por telefone, pelo portal e também por e-mail.
Como denunciar:
– Telefones: 0800 283 9780 / ( 27) 3291-2011 / (27) 99624-0223
–Portal: http://transparencia.serra.es.gov.br/eouvidoria.aspx
– E-mail: [email protected].