Geral

Estação Conhecimento Serra embarca mais de 5 mil pessoas rumo ao futuro

A instituição foi implantada em 2011, por iniciativa da Vale e Fundação Vale, em parceria com a Prefeitura da Serra, uma parceria público privada que fomenta uma grande rede de proteção social para crianças a partir de 6 anos até grupos de geração de renda e qualificação profissional.

Uma estação que embarca cerca de mil passageiros por ano no Espírito Santo. O destino é um só: o futuro. Na bagagem, conhecimento. No roteiro, prática de esportes, cultura, profissionalização, inclusão social, empreendedorismo, melhoria da qualidade de vida e do convívio social.

Em seis anos de atuação, em uma área de 47 mil metros quadrados, no bairro Cidade Continental, na Serra, a Estação Conhecimento impactou diretamente a vida de 5 mil crianças, adolescentes e adultos, entre 6 e 18 anos, guiados por educadores, músicos, assistentes sociais, psicólogos e pedagogos. Ao todo, são 37 funcionários, 14 estagiários, 16 terceirizados (portaria, cozinha, jardinagem e limpeza) e 24 voluntários.

Desde 2011, o projeto – desenvolvido pela Fundação Vale e viabilizado por meio de parcerias locais com o poder público e com a comunidade – oferece modalidades esportivas variadas, como natação, atletismo, futebol, e judô dentro do programa Brasil Vale Ouro, que fomenta a inclusão social e a cidadania através do esporte. Atividades culturais, através do Vale Música, programa que privilegia a linguagem universal da música e seus reflexos no desenvolvimento humano e social. Além de cursos profissionalizantes dentro do programa ‘Empreendedores do Futuro’ e cursos para grupos de geração de renda.

Na pista de atletismo, no campo de futebol, nas piscinas e nas salas de aulas, os passageiros da Estação Conhecimento vão trilhando seu futuro. No programa da viagem, além da teoria e da prática nas modalidades esportivas, aulas de informática e incentivo à leitura, inglês e robótica, além de lições de Convivência e Cidadania, orientação nutricional, apoio pedagógico e arte-educação.

A diretora da Estação Conhecimento de Serra, Ana Angélica Motta, explica como funciona o acesso das crianças e adolescentes aos programas oferecidos.

Lucas Anísio de Melo, 29 anos, teve sua formação musical graças ao Projeto Vale Música e anos depois ingressou na Estação Conhecimento como professor. Ao mesmo tempo em que repassa o que aprendeu no projeto, é inspiração para os alunos.

Os alunos de atletismo Igor dos Santos, Matheus Lima, Sara Souza, Lorrayne Pestana e Rhuan Pablo de Oliveira são exemplos de como a perspectiva de suas vidas mudou a partir do momento que embarcaram na Estação Conhecimento.

Conheça cada um dos programas oferecidos pela Estação Conhecimento:

Brasil Vale Ouro – É um programa social de esportes que tem como objetivo promover o esporte como fator de inclusão social de crianças e adolescentes, incentivando o desenvolvimento humano, a formação cidadã e a disseminação de uma cultura esportiva nas comunidades. A Estação Conhecimento trabalha o esporte em quatro modalidades: atletismo, natação, futebol, judô e iniciação esportiva. Dos 6 aos 9 anos as crianças passam pelo aprendizado inicial de todas as modalidades esportivas. A partir dos 10 anos, podem optar pela modalidade que querem seguir.

Acesso – A adesão ao programa se dá através da articulação com os CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) do município de Serra e por demanda espontânea visando o atendimento prioritário a crianças e adolescentes em vulnerabilidade social. A mobilização é realizada sempre no início de cada ano, informações pelo telefone 32987100.

Vale Música – O Programa Vale Música existe há 17 anos, mas desde 2012 é executado na Estação Conhecimento. Já passaram pelo programa aproximadamente 1.116 crianças e adolescentes, tendo realizado em torno de 80 apresentações ao longo da sua trajetória. Atualmente, o programa acontece na cidade de Belém, Pará, e na Serra, Espírito Santo, onde atende 200 alunos, de 07 a 18 anos.

Acesso – As inscrições são realizadas em média uma vez por ano. Para se inscrever, basta ser morador da Serra ou da Grande Vitória e estar matriculado em escola de ensino fundamental ou médio, seja da rede pública ou particular com bolsa 100%. É necessário comparecer na secretaria do programa Vale Música, na Estação Conhecimento Serra, onde as aulas são realizadas. Os inscritos passam por uma avaliação que inclui teste de leitura de texto, teste de aptidão musical e uma entrevista.

Empreendedores do Futuro – Desenvolvimento de ações de apoio a adolescentes entre 14 e 18 anos aproximando-os do conhecimento de suas competências e habilidades, a fim de promover o empreendedorismo e aumentar sua empregabilidade. Em 120 horas de curso, já foram formados pelo programa cerca de 1.507 adolescentes de 14 a 18 anos.

Qualificação profissional – 2.097 pessoas formadas em parceria com a Sistema S e Governo do Espírito Santo.

Confira os números gerados pela Estação Conhecimento!