Por causa da forte chuva que atinge a Grande Vitória nesta segunda-feira (16), uma das três estações de bombeamento localizadas em Vila Velha apresentou uma pane e passou o dia inteiro sem funcionar. Caminhões-pipa precisaram retirar a água de dentro da estação Sítio Batalha e somente por volta das 17h30 as bombas foram acionadas.
Foi nesse horário que os operários que trabalham no local conseguiram alcançar a boia que aciona a bomba. A inundação havia empurrado o equipamento para baixo, impedindo o funcionamento do sistema.
A estação de bombeamento Sítio Batalha é a mais nova de Vila Velha e foi construída para evitar alagamentos em 11 bairros do município. Entregue em dezembro de 2016 e com o valor de R$ 2,5 milhões, ela conta com duas bombas que, juntas, têm capacidade para bombear 3 mil litros de água por segundo. A estação diminuiria os alagamentos em bairros como Itapuã e Centro, que apresentaram pontos críticos nesta segunda-feira.
As outras duas estações de bombeamento de Vila Velha são a de Guaranhus e do Canal da Costa. Segundo a prefeitura, ambas funcionaram normalmente durante todo o dia.
O secretário de Infraestrutura, Projetos e Obras do município, Luiz Otávio Machado de Carvalho afirmou que o volume de água, unido à maré alta e falhas no projeto, contribuíram para a inundação na estação Sítio Batalha. Com o problema resolvido, o secretário acredita que, se a maré ajudar, o alagamento estará resolvido na manhã desta terça-feira (17).