Geral

Estação de bombeamento de Vila Velha volta a alagar

Apesar de um vídeo mostrando a área ao entorno da estação alagada, a Prefeitura de Vila Velha informou que a operação transcorreu normalmente na noite desta terça-feira (17).

Estação de bombeamento de Vila Velha volta a alagar
Estação de bombeamento Sítio Batalha, em Vila Velha no dia 16 de abril de 2018.

Imagens feitas na noite da última terça-feira (17) por moradores mostram a área ao redor da estação Sítio Batalha, localizada em Vila Velha, novamente tomada pela água. Moradores afirmaram que as bombas pararam novamente de funcionar, mas desta vez o motivo seria a falta de gasolina. O nível da inundação estava bem mais baixo do que na primeira vez, quando, na última segunda-feira (16), uma pane deixou as bombas da estação sem funcionar

Por nota, a Prefeitura de Vila Velha informou na manhã desta quarta-feira (18) que não confirma a informação da falta de combustível para acionar as bombas, na noite desta terça-feira. Além disso, ressaltou que a estação funcionou normalmente e que a Secretaria Municipal de Infraestrutura, Projetos e Obras monitora o local ininterruptamente.

De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura, Projetos e Obras, Luiz Otávio Machado de Carvalho, o problema aconteceu porque houve uma falha na execução da obra, inaugurada no final de 2016. “Um decreto municipal de 2014 estabelece uma cota mínima de soleira de 2,3 metros de altura para obras deste tipo. Mas isso não foi respeitado neste caso e foi construído com apenas 90 centímetros de altura”, afirma.

O secretário também informou que o problema aconteceu porque a estação tem uma tecnologia que desliga as bombas automaticamente quando há contato com a água. “A própria água indicou que a cota não é suficiente. A água atingiu o nível. Se essas coisas tivessem sido feitas, haveria um problema menor”, disse.

Pane no sistema de bombeamento

Em Vila Velha, uma das três estações de bombeamento apresentou pane e passou o dia inteiro sem funcionar na segunda-feira (16). Por volta das 17h30 as bombas foram acionadas.

Durante o dia inteiro, caminhões pipa retiraram a água de dentro da estacão de bombeamento do Sítio Batalha, construída para evitar alagamentos em onze bairros de Vila Velha. A estação ficou inundada com as chuvas de segunda-feira. Assista:

Leia também

–> Estação de VV fica inundada com chuva e passa o dia sem funcionar

–> Falha em obra de estação de bombeamento de VV causa problema