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​Estação Leopoldina é tombada como patrimônio cultural de Vila Velha

A Estação Leopoldina foi construída pela antiga Estrada de Ferro Sul do Espírito Santo (EFSES), e reconstruída na primeira metade do século XX

Foto: Everton Thiago

A Estação Leopoldina, localizada na avenida Anézio José Simões, no bairro Argolas, em Vila Velha, foi tombada como um patrimônio histórico e arquitetônico do município. 

Na última quarta-feira (19), foi publicado o Decreto nº 200/2024, que homologa o tombamento do local e seus trilhos. A decisão reconhece a importância histórica e sociocultural da edificação 

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Segundo o decreto, o grau de proteção foi definido como de Proteção Integral Secundária (GP2). Esta classificação implica que a restauração total deve ser feita no exterior da edificação, enquanto o interior pode ser adaptado para novas atividades, desde que estas não prejudiquem a estrutura externa.

“A Estação, suas edificações complementares e os trilhos foram incluídos no polígono delimitado que abrange uma área de 17.069,44 m² e um perímetro de 954,25 metros. Com a homologação, o espaço passa a receber proteção oficial, garantindo sua preservação e valorização como parte significativa da história e cultura de Vila Velha”, explica o secretário de Cultura e Turismo, Roberto Patrício Junior.

Tombamento do Forte São Francisco Xavier da Barra

Em outubro de 2023, o prefeito Arnaldo Borgo Filho homologou o tombamento do Forte São Francisco Xavier da Barra, localizado no Sítio Histórico da Prainha. O Decreto nº 336/2023, publicado no Diário Oficial do Município, reconheceu a importância histórica e arquitetônica do forte.

O tombamento do Forte São Francisco Xavier da Barra seguiu um processo similar ao da Estação Leopoldina, fundamentado nas mesmas legislações de proteção ao patrimônio cultural.

O forte, que está situado no 38º Batalhão de Infantaria, Praia de Piratininga, foi classificado com grau de Proteção Integral Secundária (GP2). Isso significa que, assim como a estação ferroviária, seu exterior deve ser totalmente restaurado, enquanto o interior pode ser adaptado para novas atividades, desde que não comprometam a integridade externa da edificação.

Importância histórica

A Estação Leopoldina, cuja primeira construção em madeira data de 1895, construída pela antiga Estrada de Ferro Sul do Espírito Santo (EFSES), e reconstruída na primeira metade do século XX na forma como a conhecemos atualmente. 

A estação foi um ponto estratégico de conexão entre a cidade e outras regiões do Espírito Santo, facilitando o transporte de mercadorias e pessoas. 

Além disso, a estação contribuiu para a expansão da malha ferroviária no estado, integrando o município ao cenário econômico nacional. 

A estrutura arquitetônica da estação reflete o estilo da época, com elementos que testemunham o progresso e a modernização do início do século passado.

Já o Forte São Francisco Xavier da Barra, localizado no Sítio Histórico da Prainha, tem sua construção associada ao primeiro fortim da Capitania do Espírito Santo, ainda no século XVI. 

Sua fundação data do final do século XVII, e a reconfiguração para a forma arquitetônica como a conhecemos é de 1702. Erguido para proteger a entrada da baía de Vitória contra invasões, o forte desempenhou um papel defensivo essencial durante o período colonial. 

A estrutura do forte, composta por muralhas de pedra e canhões, é um testemunho da engenharia militar da época e da importância estratégica da região para a Coroa Portuguesa.

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