Geral

Estações do Aquaviário terão rampa para acesso de cadeirantes

Testes da estrutura já começaram a ser realizados na estação de Porto de Santana, em Cariacica

Foto: Leitor/whatsapp

Um ano após as três estações do Aquaviário na Grande Vitória serem inauguradas elas vão ganhar rampas para o acesso de cadeirantes ou pessoas com mobilidade reduzida.

Os testes da nova estrutura começaram a ser realizados na estação de Porto de Santana, em Cariacica, há cerca de uma semana. A rampa de acesso terá uma parte da estrutura fixa e outra móvel, que se encaixará nas embarcações.

LEIA TAMBÉM: 

>> Perseguição policial termina com dois baleados e três presos

>> Detentos ajudam a construir casa popular com tijolos ecológicos em Viana

>> Lotofácil da Independência pode pagar R$ 200 milhões hoje; veja números mais sorteados

Foto: Leitor/whatsapp

Segundo o diretor-presidente da Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Espírito Santo (Ceturb-ES), Marcelo Campos Antunes, os testes da instalação definitiva são necessários para ajustes na largura e inclinação, já que as embarcações possuem tamanhos distintos. 

Fizemos uma nova rampa de acesso às embarcações, e temos a rampa móvel, que vai para dentro da embarcação. Iniciamos os testes na semana passada, inclusive com representantes dos cadeirantes. Subimos a rampa e entramos na embarcação, justamente para ajustar as medidas de largura e inclinação. Percebemos pequenos ajustes, que serão feitos“, explicou.

A estrutura, que será fixa, segundo Marcelo, já está na estação, mas passará por ajuste antes de ser liberada para uso. 

A previsão é que as outras estações, na Praça do Papa, em Vitória, e na Prainha, em Vila Velha, também passem pelo mesmo processo.

LEIA TAMBÉM: ES deve ganhar mais cinco estações do aquaviário com investimento do governo federal

A expectativa, segundo o diretor-presidente da Ceturb-ES, é que os testes e a instalação definitiva sejam realizados em até 30 dias.

Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória
Gabriel Barros Produtor web
Produtor web
Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Ufes. Atua desde 2020 no jornal online Folha Vitória.