Uma nova matriz de risco com mais informações para definir ações que o governo do Estado vai tomar nos próximos dias para combater a pandemia do novo coronavírus. Esse foi o anúncio do governador do Estado, Renato Casagrande, em reunião com prefeitos e representantes de todos os 78 municípios capixabas nesta terça-feira. Agora, para determinar medidas de combate, serão consideradas: taxa de letalidade, porcentagem de população acima de 60 anos e índice de isolamento, além do já vigente coeficiente de incidência.
Segundo o coordenador adjunto do Centro de Comando e Controle e comandante do Corpo de Bombeiros, Coronel Cerqueira, a mudança faz parte da gestão de risco. “Toda semana, por meio de monitoramento, vamos avaliar as informações no sentido de calibrar as ações que o governo deverá tomar. Uma região ou outra pode ser mais acometida e as ações devem levar esses fatos em consideração”, disse o Coronel Cerqueira.
O coordenador adjunto disse que a reunião com todos os gestores municipais foi extremamente importante, porque cada região tem particularidades e é preciso compartilhar essas informações. Além disso, é uma forma de mostrar que todos têm responsabilidade em adotar medidas para conter o avanço da covid-19.
“Primeiro é uma questão de comunicar as ações do governo, sanear qualquer dúvida. Segundo, precisamos destacar a importância que os municípios têm no enfrentamento dessa crise, é uma forma de corresponsabilidade. Os municípios têm líderes locais empenhados em fazer cumprir os decretos, sempre respeitando o Estado. Cada prefeito pode destacar questões pontuais, com fatores ligados à população, à atividade econômica, e o governo pode se empenhar em ações mais qualificadas para cada cidade”, disse Cerqueira.
As informações da nova matriz de risco começa a valer a partir de domingo para segunda. Até sexta são recolhidos os dados, que serão divulgados no sábado e passam a valer domingo.