Geral

Estado amplia projeto para recuperar nascente e amenizar efeitos da crise hídrica

De acordo com o secretário da Seama, em 2017 o Programa Reflorestar irá financiar 1,2 mil projetos de reflorestamento em locais próximos a nascentes para aumentar o fluxo hídrico

Nascentes de rios que abastecem as regiões mais populosas do Estado serão o foco do Programa Reflorestar em 2017 Fotos: Divulgação/Prefeitura

O programa do governo que tem como objetivo recuperar áreas ambientais degradadas nas zonas do Espírito Santo irá focar suas ações nas regiões das bacias hidrográficas que abastecem a Grande Vitória – como as dos rios Jucu e Santa Maria da Vitória – a partir do ano que vem. 

De acordo com o secretário estadual de Meio Ambiente (Seama), Aladim Cerqueira, em 2017 o Programa Reflorestar irá financiar 1,2 mil projetos de reflorestamento em locais próximos a nascentes para aumentar o fluxo hídrico. 

“Queremos incentivar que o consumidor de água na cidade remunere, por meio do pagamento das tarifas hídricas, o produtor sustentável, que recupera a natureza dentro de sua propriedade”, explicou o secretário.

Ainda segundo Cerqueira, para garantir a alta adesão dos produtores ao programa, técnicos do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo irão participar da operacionalização do Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA). 

A parceria foi firmada nesta quinta-feira (03), por meio da assinatura de um acordo de cooperação técnica e financeira. “O Bandes tem experiência com financiamento a produtores rurais e dará mais celeridade e competência a todo o processo”, finalizou o secretário.

O Programa

Implementado em 2013, o Reflorestar financia ações de recuperação da natureza degradada em propriedades rurais de todo o Estado. Até agora, mais de 1800 produtores aderiram ao programa, que possui modalidades que vão desde cercar uma área para recuperação natural até produção de mudas de vegetação local para plantio em outras áreas.

“O projeto é inspirado em modelos de reflorestamento como o da Costa Rica, um país que possui quase o mesmo tamanho do Espírito Santo e já restituiu 50% de sua vegetação original”, contou Aladim Cerqueira.

Confira: