Geral

Estado aparece em primeiro lugar em ranking sobre transparência de dados da covid-19

Para a composição do índice, foram definidos um conjunto de dados essenciais e parâmetros

Foto: Divulgação

De acordo com o Índice de Transparência da Covid-19, desenvolvido pela Open Knowledge Brasil (OKBR), o Espírito Santo aparece em primeiro lugar no ranking de estados brasileiros que mostra a qualidade dos dados e informações relativos à pandemia do novo coronavírus.

Segundo a pesquisa, a avaliação do Espírito Santo é de 98 pontos (nota máxima é 100) e o nível de transparência é considerado alto. Empatados com o estado capixaba aparecem Pernambuco (PE) e Rondônia (RO), também com 98 pontos. 

Para a composição do índice, foram definidos um conjunto de dados essenciais (conteúdo) e parâmetros para que sejam publicados (granularidade e formato).

No Espírito Santo a divulgação dados é feita no Painel Covid-19. Lá também é possível ter acesso e fazer o download da base detalhada (microdados) em formato aberto. A plataforma contém informações da rede pública e privada do estado e é atualizada todos os dias, em tempo real. 

O secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata, celebrou a nota e disse que o lema usado pela OKBR, que fala sobre a ‘informação ajudar a salvar vidas em tempos de pandemia’, é fundamental e entra em acordo com as diretrizes do Espírito Santo.

“É justamente o que a gente entende. Com o painel Covid-19, nós conseguimos entregar uma informação legível para todos os públicos. Mesmo o cidadão que não tem um conhecimento amplo de informática, consegue ver todos os dados, de maneira georreferenciada. Já os públicos mais aprofundados, como estudiosos e cientistas, conseguem extrair dados abertos e sugerir soluções de enfrentamento a pandemia”, disse.

Foto: Reprodução

Em publicação no Twitter, na noite desta quinta-feira (06), o governador Renato Casagrande também comemorou a posição no ranking:

“Acabo de receber, com muita alegria, a informação de que o Espírito Santo é 1° lugar no Índice de Transparência da Covid-19. As inverdades serão sempre superadas pelo trabalho sério e comprometido. Seguimos juntos!”, disse.