Geral

Estado começa a oferecer nesta terça-feira consultoria financeira para empresários atingidos por chuvas

Serão montados pontos de apoio em Iconha, Alfredo Chaves, Vargem Alta e Rio Novo do Sul; o trabalho tem início às 9h

Foto: Fernanda Batista / TV Vitória

Sete escritórios, sendo três fixos e quatro itinerantes, estarão disponíveis para atendimento ao público, a partir desta terça-feira (28), nos municípios atingidos pelas chuvas na região sul do Estado. Os atendimentos fazem parte da força-tarefa coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento (Sedes), em parceria com demais entidades públicas e privadas.

Nos pontos de apoio serão oferecidas consultorias contábil e financeira, além de ajuda para captação das anunciadas linhas de financiamento emergencial. Em todas as cidades, os atendimentos serão realizados a partir das 9 horas.

O secretário de Estado de Desenvolvimento, Marcos Kneip, destacou a importância social e econômica da ação. “Queremos ofertar o maior número de serviços possíveis aos moradores dessas cidades, para que tenham condições de retomar suas rotinas de forma mais rápida. Essa é uma força-tarefa que possui grande caráter social e que, ao mesmo tempo, vai contribuir para o retorno do dinamismo econômico dessas regiões”, afirma.

Locais

No município de Iconha, o escritório fixo será na Escola Paulo Assis, localizada na Rua José de Paula Beiriz, 267, Morro do Paraíso.

Em Alfredo Chaves, o atendimento será na Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Igreja Matriz), Avenida Getúlio Vargas, 545, Centro.

Em Vargem Alta, o público será atendido na Câmara de Vereadores, na Rua Nelson Lírio, 77, no Centro.

Em Rio Novo do Sul, o atendimento será realizado, exclusivamente, pelo escritório itinerante, com apoio das vans da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), que também circularão pelas regiões centrais e interior dos outros três municípios afetados.

Consultorias gratuitas

Para esta força-tarefa, o Sebrae/ES oferecer R$ 500 mil em consultorias gratuitas, atendimentos em caravanas itinerantes, visitas porta-a-porta e mutirões nas sedes das cidades de Iconha, Vargem Alta e Alfredo Chaves.

Também será oferecido um plano de negócios para reestruturar empreendimentos que foram afetados pelas chuvas. “Precisamos ser solidários. O Sebrae/ES não vai medir esforços para contribuir com a retomada das atividades comerciais e fazer a roda da economia girar novamente nessas localidades”, adianta Pedro Rigo, superintendente da instituição.

Parceiros

Também são parceiros da força-tarefa o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o Banco do Espírito Santo (Banestes), Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), a Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Polícia Civil (PCES), Secretaria da Fazenda (Sefaz), Defensoria Pública e Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo.