Atuação maciça de equipes com bombeiros, policiais militares, policiais civis, guardas municipais, agentes dos Procons estadual e municipais e Vigilância Sanitária vão às ruas dos municípios da Grande Vitória para evitar aglomerações e para fazerem cumprir o isolamento social. O alinhamento da atuação aconteceu nesta quinta (7) em reunião que durou mais de três horas entre representantes dos municípios, representantes das forças de segurança e o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Alexandre Cerqueira, que vai coordenar as ações.
“A partir da próxima segunda (11), a gente inicia a Operação Covid de Fiscalização. Será uma operação conjunta e coordenada que vai acontecer nos bairros mais prioritários dos municípios da Grande Vitória, que são aqueles com mais casos de coronavírus. Poderemos interditar, aplicar multas a estabelecimentos que não estiverem cumprindo o distanciamento social e também vamos abordar pessoas que estiverem em aglomeração nas ruas. Vamos abordar de forma incisiva, mas vamos procurar o diálogo e a orientação às pessoas que estiverem sem máscaras ou muito perto umas das outras. Não estamos em situação de isolamento total, como acontece em outros estados, por isso ficaremos focados na orientação”, disse o coronel Cerqueira.
O coordenador das ações explicou que a ação será ajustada ao longo da semana, de acordo com o andamento da operação. Ele disse também que os bairros críticos não ficam apenas em áreas mais nobres, com grande incidência da covid-19, mas também em regiões de periferia.
“Posso citar alguns bairros que contam no nosso mapa de atuação. Em Vitória, por exemplo, vamos atuar em Jardim Camburi, Jardim da Penha e Praia do Canto. Mas também atuaremos em São Pedro, Resistência e Nova Palestina, por exemplo. Em Vitória atuaremos em 14 bairros, em Vila Velha 15 e em Cariacica 13, para se ter uma ideia”, afirmou o coronel.
Cerqueira disse que os grupos atuarão de acordo com dados que serão atualizados no próximo sábado (9) e que a meta é fazer com que o isolamento social chegue a pelo menos 50% das pessoas. “Hoje a média de isolamento é de 45%, 46% e, de acordo com orientação do governador Renato Casagrande, a ideia é chegar a pelo menos 55%”.
Para que a ação tenha resultados, o comandante do Corpo de Bombeiros fez um apelo de que as pessoas respeitem o isolamento e usem máscaras ao sair. “Isso é muito importante e as pessoas precisam fazer. Se for à padaria, ao supermercado, use a máscara. Faz muita diferença”.
Governador
O ajuste das ações que começam na próxima segunda-feira começou ainda pela manhã, em uma reunião virtual que o governador Renato Casagrande teve com os prefeitos da Grande Vitória. Ele chamou os gestores para alinhar as ações e chegou a publicar um tuíte.
“Com os prefeitos da Região Metropolitana e a equipe de Segurança Pública do Governo, discutimos nesta manhã a ampliação da fiscalização e a implementação de normas mais rígidas para que as pessoas cumpram o distanciamento social. Vencer este momento depende de cada um de nós”.