Uma dona de casa morreu na Policlínica do bairro de Itacibá, em Cariacica, na madrugada desta sexta-feira (20). O fato aconteceu após o Estado não cumprir uma liminar da Justiça determinando a transferência da paciente. Célia Maria Ribeiro tinha 58 anos, cinco filhos e sofria de hipertensão. A dona de casa tinha obesidade mórbida e passou os últimos 45 dias lutando pela vida.
Para a irmã Ana Lúcia Ribeiro, Célia era como parte dela. “Minha irmã era parte de mim, porque desde que meu pai morreu, a gente dividia a mesma casa. Então a gente morou muito tempo juntas”, diz emocionada.
O coração de Célia parou, às 2h45, desta sexta-feira (20), na Policlínica de Itacibá, em Cariacica. Para os parentes da dona de casa, a tragédia poderia ter sido evitada. “Foi uma luta muito grande para a gente porque antes de ontem eu pude conversar com ela. Eu disse que era para ter calma porque a vaga iria sair, tinham prometido que ia sair. A vaga não saiu e a gente acabou perdendo minha irmã”, conta a irmã.
O juiz determinou, desde a última quarta-feira (18), que o sistema de saúde do Espírito Santo fizesse a transferência imediata da paciente para receber atendimento necessário em uma unidade hospitalar pública, privada ou filantrópica dentro ou fora do Estado. A liminar ainda define multa diária de R$ 5 mil reais, no caso de descumprimento.
“Eu creio que com essa liminar, se tivesse tido a vaga para ela no hospital, para ela fazer todos os exames e ser medicada de acordo com a situação dela… Porque não disseram para a gente nem o que ela tinha”, revelou a irmã.
Consternada com a perda da dona de casa, a família diz que, mais uma vez, vai recorrer. “Nós estamos querendo recorrer, porque o juiz disse que se a gente não conseguisse era para ligar para lá. O documento foi para a secretaria de Saúde e a gente não teve retorno. Muito difícil”, completou a irmã.
Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) lamentou o ocorrido e informou que recebeu a decisão judicial na última quinta-feira (19) e a vaga estava sendo providenciada. Já a direção do PA de Itacibá explicou que todos os procedimentos e esforços possíveis foram realizados no local.