Após a confirmação do primeiro caso de febre amarela silvestre em humanos e 18 casos suspeitos da doença no Espírito Santo, o Governo do Estado se reuniu para debater a atuação no enfrentamento da doença na manhã desta terça-feira (24), no gabinete do governador, no Palácio Anchieta, em Vitória.
Sobre a febre amarela, Paulo Hartung e o secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, detalharam que o tema está sendo tratado como prioridade no Poder Executivo Estadual e será um dos temas de encontro com os prefeitos que ocorre amanhã, às 15 horas, no Salão São Thiago.
O secretário Ricardo de Oliveira detalhou que o Estado está monitorando a situação epidemiológica. Entre as ações, estão a criação do gabinete de monitoramento; reuniões com especialistas; reuniões com os prefeitos e secretários municipais de saúde; reuniões com a área técnica da imunização dos municípios; elaboração do Protocolo de Manejo Clínico; além de capacitações sobre manejo clínico da doença e sobre protocolos de indicação para vacinação.
“Estamos tomando todas as medidas preventivas. Iniciamos a vacinação cautelar nos municípios próximos à Minas Gerais e também onde foram encontrados macacos mortos”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira.
O governador Paulo Hartung enfatizou que o Estado também está em contato direto com a União para acompanhar o tema. “É um assunto que precisar ter domínio absoluto da equipe de Governo. Tem um exercício de liderança que deve ser feito. Estamos desde o início acompanhando e atuando de forma sistemática. Mantemos contato permanente com especialistas, representantes dos municípios e União para definir as ações necessárias”, comentou Hartung.