O busto do Almirante Tamandaré, que fica localizado em frente à Capitania dos Portos, na Enseada do Suá, em Vitória, amanheceu sem a cabeça neste sábado (01). Em razão do ato de vandalismo a Prefeitura de Vitória recolheu o restante do monumento para manutenção e restauro.
Segundo o Secretário da Central de Serviços da PMV, Leonardo Gonçalves, a ação é lamentável. “Qualquer monumento é um patrimônio das comunidades e do município e merece ser respeitado e cuidado. Agora a Prefeitura terá que usar recursos públicos para fazer essa reconstrução.”
De acordo com a Prefeitura de Vitória, somente na próxima semana será possível verificar quanto a depredação do monumento irá custar aos cofres públicos e definir o prazo de restauração.
Almirante Tamandaré
Joaquim Marques Lisboa, o Almirante Tamandaré, é patrono da Marinha de Guerra do Brasil, e a data do seu nascimento, 13 de dezembro, é marcado como o Dia do Marinheiro.
O militar fez carreira na Armada Imperial Brasileira e participou da Guerra da Independência do Brasil, da Confederação do Equador e da repressão às revoltas ocorridas durante o Período Regencial, como a Cabanagem, a Sabinada, a Farroupilha, a Balaiada e a Praieira.
No plano externo, participou da Guerra do Prata e, com a eclosão da Guerra do Paraguai, comandou as forças navais em operação na bacia do Rio da Prata, em apoio à Batalha do Passo da Pátria, à Batalha de Curuzu e à Batalha de Curupaiti