Geral

Estrelas cadentes? Chuva de meteoros promete iluminar o céu

O momento mais propício para contemplar o fenômeno, conhecido como Perseidas, é durante o intervalo entre a meia-noite e as 5h30

Foto: Divulgação

Uma intensa chuva de meteoros promete iluminar o céu neste sábado (12) e domingo (13). A expectativa de cientistas é que durante o fenômeno seja possível observar mais de cem estrelas cadentes a cada hora.

O momento mais propício para contemplar o fenômeno é durante o intervalo entre a meia-noite e as 5h30. Sugere-se reservar pelo menos 15 minutos para que seus olhos possam se adaptar à escuridão, permitindo a visualização dos meteoros de menor intensidade.

Além disso, não será essencial o uso de binóculos ou tratados, pois esses equipamentos restringem a porção do céu que você poderá observar.

Mas por que esse fenômeno acontece?

O acontecimento é conhecido como Perseidas e resulta principalmente de partículas deixadas pelo cometa Swift-Tuttle. Esse cometa é avistado aproximadamente a cada duas décadas e teve sua última aparição registrada em 1992.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

De acordo com informações do Observatório Real de Greenwich, esse fenômeno celeste é considerado um dos espetáculos mais deslumbrantes e memoráveis ​​para contemplar no céu noturno durante os meses de julho a agosto.

Embora alcance o ápice neste fim de semana, sua atividade poderá ser observada entre os dias 17 de julho e 24 de agosto.

>> Leia Também: Vai viajar sozinha? Aeromoça faz guia com dicas práticas e de segurança; veja

Com o intuito de vivenciar uma experiência mais enriquecedora e apreciar a chuva de meteoros com maior nitidez, os astrônomos recomendam buscar locais mais quentes e secos.

Além disso, é recomendável escolher um ambiente com baixa emissão luminosa, o que permitirá uma observação mais clara do fenômeno.

“Isso pode significar sair para o campo, um parque próximo ou até mesmo fazer algo tão simples quanto virar as costas para as lâmpadas da rua se você não puder ir a lugar nenhum”, aconselha o observatório.

*Com informações do Portal R7

Erika Santos, editora-executiva do Folha Vitória
Erika Santos Editora-executiva
Editora-executiva
Jornalista formada pela Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), com MBA em Jornalismo Empresarial e Assessoria de Imprensa.