A estrutura de um prédio de quatro andares na Avenida Brasil, no bairro Cobi de Baixo, em Vila Velha, cedeu por conta das fortes chuvas na manhã desta sexta-feira (16). Com isso, os sete moradores do imóvel precisaram sair de suas casas. A via precisou ser interditada.
A estrutura do primeiro andar do prédio, que fica acima de uma rocha, próxima a uma antiga trilha de trem, cedeu. Naquele pavimento, não havia moradores, mas uma casal com quatro filhos, que vive no segundo andar, e um homem de 50 anos, que vive no segundo, sentiram o impacto.
Os moradores foram avisados por vizinhos de que a estrutura do imóvel estava cedendo, como relatou o líder comunitário Renato.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
“Primeira coisa que a gente fez foi entrar em contato com a família, porque eles não tinham visto. Aconteceu na parte de baixo, onde não tem morador, só no segundo andar para cima que tem moradores. Foi um transtorno, graças a Deus que não aconteceu o pior”, disse.
De acordo com ele, a rua é bastante movimentada e espera que logo a avenida seja novamente liberada. “Aqui, na Avenida Brasil, temos muitas crianças, carros passando, espero que logo seja normalizado”.
Outro morador da rua que testemunhou o ocorrido foi Alex Lima, que trabalha de frente para o prédio. Segundo ele, os moradores precisaram sair correndo do imóvel.
“Quando eu estava aqui caíram dois blocos, depois a parede caiu de vez, aí foi um susto para todo mundo, os moradores saindo para ver o que era”, contou.
Imóvel pode ser demolido
A Defesa Civil de Vila Velha esteve no local às 13h e, de acordo com Sargento Belenda, o imóvel passará por vistoria e a demolição do prédio não está descartada.
“Houve um desprendimento de material, inclusive de parte estrutural da residência, a via cedeu, e agora estamos aguardando os engenheiros e a Secretaria de Obras que vão vir aqui nos auxiliar na avaliação estrutural, para ver se pode ser feita uma recuperação da estrutura para voltar a ter segurança ou a demolição se for o caso, que vai ser dito pelos profissionais adequados, os engenheiros”, relatou.
A secretária de Obras, Menara Cavalcante, contou que outros dois prédios vizinhos ao imóvel também precisaram ser evacuados e um laudo ainda precisa ser confeccionado para apurar a segurança das construções na região.
“De imediato a Defesa Civil já evacuou o prédio juntamente com os dois prédios vizinhos que estão colados na mesma estrutura. A próxima etapa é a gente confeccionar o laudo, os engenheiros fazem toda a análise estrutural para um laudo oficial da Defesa Civil, e a gente segue com as ações de segurança de todo o entorno, a gente precisa ainda garantir a segurança dos prédios que estão abaixo dessa estrutura que caso venha a sofrer algum outro colapso, também serão afetados”
Assista ao vídeo do prédio após a queda
*Com informações da repórter Larissa Barcelos, da TV Vitória/Record
Leia Também: Menina de 9 anos que levou mais de 500 picadas de abelhas recebe alta: “Guerreira”