As estruturas das cabines da antiga praça do pedágio, em Vitória, não serão demolidas, é o que afirma o governo do Estado. A cobrança de pedágio teve fim em dezembro de 2023, e as cabines foram desmontadas em junho deste ano, mas não haverá demolição das estruturas de concreto ligadas ao asfalto.
Ao Folha Vitória, o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, afirmou que a decisão leva em conta o direcionamento do trânsito dos veículos, e também a proteção do pilar da cobertura de onde ficavam as cabines.
Leia também:
>> Faixa exclusiva para ônibus vai ligar Terceira Ponte a terminal em Cariacica
>> Aventura na Amazônia: macaco raro é fotografado por lentes capixabas!
>> Duas pessoas morrem em acidente entre caminhão e carreta na BR-259
“As estruturas não vão ser retiradas. Aquilo é uma proteção do pilar das estruturas que seguram a cobertura de onde ficava o antigo pedágio. Ali acaba sendo uma organização para proteger os pilares, e também para organizar melhor o trânsito”, disse.
As estruturas de concreto são compostas por elevações pintadas na cor amarela com divisórias, e são colocados cones para separar as vias de trânsito.
O fim da cobrança de pedágio no complexo viário formado pela Terceira Ponte e pelos 67 quilômetros de via que formam a Rodovia do Sol foi anunciado pelo governo do Estado no dia 11 de dezembro de 2023.
Veja as estruturas de concreto da antiga praça do pedágio:
O governo passou a ser o responsável pela administração das vias após o fim do contrato de concessão com a concessionária Rodosol, desde 21 de dezembro do ano passado. A partir do dia 22, não houve mais cobrança de pedágio.
Faixa exclusiva para ônibus vai ligar Terceira Ponte a terminal em Cariacica
O secretário Fábio Damasceno também apresentou, no início de dezembro, o projeto Expresso GV, que estuda interligar a faixa exclusiva de ônibus da Terceira Ponte com novas faixas destinadas aos coletivos que devem ser implementadas entre Vila Velha e Cariacica.
A ideia é que as faixas exclusivas para ônibus do Sistema Transcol interligue os terminais de Vila Velha, do Ibes e de Jardim América, em Cariacica. Além disso, o projeto também prevê, a partir de 2025, uma reestruturação da Avenida Carlos Lindenberg, com construção de ciclovia, além de novas alças de acesso e descida na Segunda Ponte.
“Haverá uma canaleta central para a passagem dos ônibus, fora do trânsito comum. Vamos reformar as calçadas, a iluminação, e as estações de ônibus. O Governo do Estado fará a construção de quase oito quilômetros de novas vias. Teremos um aporte financeiro de R$ 260 milhões, através de um financiamento feito pelo BNDES”, afirmou.
Além disso, o secretário também anunciou a expansão da Ciclovia da vida até Setiba, em Guarapari, três novas estações para o aquaviário, e um estudo para integrar as bicicletas elétricas, recém inauguradas em Vila Velha, ao sistema de ônibus, além da unificação da tarifa paga pelos serviços.