Geral

Estudante capixaba que mora em MG contrata motorista para evitar possível contaminação em ônibus

Geralmente, ele percorre o trajeto Viçosa-Vitória, cerca de 411 quilômetros, em aproximadamente sete horas com mais 44 pessoas dentro de um ônibus

Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

A pandemia do Novo Coronavírus já infectou 220 mil pessoas, causando 10 mil mortes no mundo inteiro. No Brasil, o número de pessoas que morreram por conta da Covid-19 chegou a oito nesta sexta-feira (20).

E diante dessa situação crítica, algumas pessoas tomaram decisões para evitar ao máximo o risco de contaminação. Foi o caso de um estudante capixaba que cursa Engenharia na Universidade Federal de Viçosa (UFV). 

O jovem, que não quis se identificar, geralmente faz a rota Viçosa-Vitória de ônibus, com mais 44 pessoas. O veículo percorre cerca de 411 quilômetros em aproximadamente sete horas. 

Porém, desta vez, o trajeto foi feito de outra forma. Os pais do estudante decidiram contratar um motorista para trazê-lo de volta à capital capixaba. O jovem contou que, no começo, não concordou com a atitude, mas depois cedeu por questão de segurança. “No começo eu não concordei muito porque ia pagar mais caro. Daí conversei com minha irmã, que é médica, e ela falou que não era recomendado pegar ônibus nessa situação. Primeiro eu tentei procurar caronas, mas não tinha ninguém oferecendo no dia que eu iria. Diante disso, cedi ao pedido dos meus pais”, explicou.

Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

Ao fazer o trajeto de carro, o estudante não tinha certeza de que estaria livre de uma contaminação, mas sabia que seria muito mais seguro. “Eu me senti mais seguro pois só tinha uma pessoa junto no veículo. Não era 100% de certeza que estaria livre de contaminação, porque eu ou o motorista poderíamos estar com o vírus. Mas em relação ao ônibus, as chances de ter alguma contaminação eram muito menores”, afirmou.

A mãe do jovem contou que se sentiu aliviada por ele chegar em casa de forma segura. “Eu fiquei relativamente tranquila, pois não sabíamos se a pessoa que o trouxe estaria contaminada ou não. A tranquilidade de vê-lo em casa, estar com ele e que se acontecer algo, nós vamos estar juntos dá um alívio e uma segurança muito maior”, disse.

Recomendações de prevenção
De acordo com o Ministério da Saúde, atitudes adotadas no dia a dia, como lavar as mãos e evitar aglomerações, reduzem o contágio pelo coronavírus. A pasta recomenda a redução do contato social o que, consequentemente, reduzirá as chances de transmissão do vírus, que é alta se comparado a outros coronavírus do passado.