Após ser surpreendido praticamente às vésperas de realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), o estudante capixaba que teve o local designado para Brasília, no Distrito Federal, conseguiu fazer a prova no Espírito Santo.
Na última semana, Rodolfo Nague de Souza, de 17 anos, obteve uma liminar na Justiça para fazer a prova em uma escola de Vila Velha, mesmo município onde mora com os pais.
“Nós procuramos um advogado e ele conseguiu uma liminar para que eu fizesse a prova em Vila Velha. No sábado, o Inep me mandou um e-mail alterando o local da prova e informando que ela seria aplicada no Colégio Pio XII, em Itapoã”, contou.
O estudante, que vai prestar vestibular para o curso de Educação Física, contou que, apesar de toda confusão, foi possível fazer a prova com tranquilidade.
“Eu estudei durante todo o ano e fiquei meio assim por conta de tudo o que acontece, né?! Mas consegui fazer a prova direitinho e deu tudo certo. Meu objetivo era só fazer a prova, o pior já passou e agora a gente fica na expectativa do resultado”, destacou o jovem.
Enem 2018
O Enem 2018 foi aplicado no último domingo (4) e segue no próximo dia 11 de novembro, em 1.725 municípios brasileiros, 70 deles de difícil acesso. Ao todo, 5.513.726 estudantes estão inscritos. No dia 11 de novembro, os estudantes farão provas de ciências da natureza e matemática.
A estrutura para aplicação do Enem envolve 10.718 locais de aplicação, 155.254 salas e mais de meio milhão de colaboradores. Foram impressas 11,5 milhões de provas de doze Cadernos de Questões diferentes. Haverá ainda uma vídeoprova em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Ao todo, são quase 600 mil pessoas envolvidas na aplicação do exame.
A nota do exame poderá ser usada para concorrer a vagas no ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a bolsas em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e para participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).