Com o objetivo de sensibilizar educadores e alunos da rede municipal de educação com questões relacionadas ao turismo de observação de baleias e conservação da fauna marinha, acontece entre os meses de junho e outubro o Projeto de Iniciação Escolar para o Turismo. Entre as atividades previstas está a realização de 10 expedições para observação dos cetáceos e de 30 oficinas em sala de aula.
A iniciativa deverá contemplar cerca de 900 estudantes de Vitória. Além disso, o projeto vai discutir a possibilidade de desenvolvimento de econômicas sustentáveis relacionadas ao turismo e específicas da faixa litorânea capixaba em harmonia com o meio ambiente.
O diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV), Leonardo Krohling, destaca a importância do projeto. “O projeto Iniciação Escolar para o Turismo já é desenvolvido há mais de 10 anos nas escolas e busca despertar nos professores a necessidade de trabalhar o turismo em sala de aula, como um tema a ser tratado transversalmente para sensibilizar os alunos sobre a importância da conservação das espécies e do ecossistema marinho”, explica.
Krohling destaca ainda que uma das novidades deste ano é a realização de expedições para observação de baleias jubarte na temporada 2020 de observação dos cetáceos. “Além de discutir o tema em sala de aula, cerca de 200 estudantes poderão conferir de perto a passagem das baleias jubarte e de outras espécies marinhas no nosso litoral, oportunizando a vivência dos conteúdos aplicados nas oficinas. Para isso, estão previstas 10 expedições voltadas especificamente para este público”, adianta.