Alunos do Colégio São José, em Vila Velha, conquistaram medalha de ouro nas Olimpíadas Brasileiras de Astronomia e Astronáutica, que ocorreu no município de Barra do Piraí, no Rio de Janeiro.
O trio formado pelos alunos Pedro Dornelas, Flávio Ximenes e Gustavo Furtado, derrotou 20 equipes da própria escola e conseguiu a vaga para competir com 68 times nas Olimpíadas e garantiram o 13º lugar.
>> Quer receber nossas notícias de Esportes 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
A conquista na escola, deu confiança à equipe para conquistar o ouro nas Olimpíadas, como explicou Pedro.
“Os treinos inicias deixaram a gente bastante cientes de como corrigir nossos erros e chegamos na competição bastante seguros de como soltar o foguete”, explicou
Feito com materiais reciclados, o foguete vai alto. Cerca de 212 metros de altura. O segredo? Um combustível feito com itens caseiros, explica outro aluno, Flávio Ximenes. “
A gente faz a mistura com vinagre e bicarbonato de sódio, quando os dois entram em contato produzem um gás e dentro da garrafa criam a propulsão do foguete”, contou.
Para o Gustavo, a experiência serviu não apenas como aprendizado, mas como uma forma de estreitar laços com os amigos. “Foi uma experiência muito boa para mim, estar com meus amigos, professor. Gostei muito”, disse.
LEIA TAMBÉM: Objeto misterioso aparece em frente à Pedra Azul e prefeitura determina retirada
E como fica o coração do professor Eduardo Nascimento, que capitaneou a equipe? Ele leciona matemática e física no colégio e compartilhar a experiência com os alunos foi algo único, segundo ele.
“O que faz a gente ser professor é a conquista dos nossos alunos. A gente recebeu essa medalha de ouro e durante o processo, ver o engajamento deles, a gente vê o crescimento dos nossos alunos. Fiquei muito feliz”, compartilhou.
Assista ao vídeo do lançamento do foguete:
*Com informações do repórter Rodrigo Schereder, da TV Vitória/Record TV