Geral

Estudantes e voluntários realizam revitalização de mina d’água em Guaçuí

A água da mina é utilizada para consumo humano e o local estava coberto por lixo e mato. Uma câmera de segurança será instalada na ‘Beira Lima’ para coibir a ação de quem joga lixo no local

Estudantes e voluntários realizam revitalização de mina d’água em Guaçuí

Na manhã desta segunda-feira (16), voluntários e alunos da Escola Municipal Deocleciano de Oliveira de Guaçuí, participaram da limpeza e revitalização do local onde fica a mina d’água, conhecido como ‘Beira Linha’. Os voluntários fizeram a limpeza do mato e também a pintura do abrigo e a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, juntamente com os alunos, recolheu o lixo.

Uma câmera de videomonitoramento será instalada no local para coibir a ação de moradores que jogam lixo no local. “Além da sujeira que as pessoas deixam, o local vem sendo usado como banheiro e outras ações ilegais, inclusive, consumo de drogas. Por isso, vamos cercar e colocar uma câmera que vou monitorar e quem ultrapassar vou denunciar na polícia”, comenta o vereador Marcos do Goes, que idealizou a ação, que faz parte do projeto Gabinete de Assistência ao Cidadão (GAC).

O secretário de Meio Ambiente, Roberto Martins, destaca que a água que existe na mina é usada para consumo humano e o local precisa estar limpo e cuidado. “Nossa educação reflete no meio ambiente, então, precisamos nos conscientizar que depende de nós mantermos a cidade limpa e bem cuidada. Os voluntários tiraram o mato e encontraram muito lixo. Isso também é risco para proliferação do mosquito da dengue”, explica.

Aos 54 anos de idade, um dos voluntário, Osório Marques Gomes, disse que varre a frente da sua casa todo dia e coloca o lixo no latão da rua. Segundo ele, é preciso fazer ações como essas para que os jovens tenham um futuro melhor. “O futuro deles pode ser muito diferente do que estamos vivendo hoje”, completa.