O primeiro grupo com 38 estudantes do Programa de Intercâmbio Sedu embarcou, neste sábado (05), para os países Inglaterra e Chile, para aprimorar o conhecimento na Língua Inglesa ou Espanhola e vivenciar outra cultura.
O embarque para a Inglaterra, com 30 intercambistas, foi às 6h30 da manhã e dos oito estudantes que vão para o Chile, às 10h25. Ambos os grupos participarão da modalidade Curso Intensivo, na qual o estudante é matriculado em um curso de idiomas no exterior com duração de três meses.
Durante o programa, os intercambistas morarão com famílias nativas, acostumadas a hospedar adolescentes e jovens estrangeiros, e ainda participarão de passeios turísticos e culturais, a fim de conhecerem e absorverem ao máximo a cultura local.
“Espero adquirir mais conhecimento do que é o mundo, conhecer nova cultura, pessoas novas, ser mais responsável e também levar nossa cultura para outro país”, disse empolgado o estudante intercambista David Mariano de Oliveira Junior.
Os outros 62 estudantes selecionados pelo Programa Intercâmbio Sedu estão se preparando para embarcar para o Canadá e Estados Unidos, nas próximas semanas.
“Neste ano, 100 estudantes vão aproveitar essa oportunidade. É com muita alegria que desejo uma boa viagem, vocês são merecedores desse prêmio. Façam bom proveito e aprendam bastante, com sabedoria, vivenciando outra cultura”, disse o secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha.
As 100 vagas de intercâmbio, para estudantes dos polos do ‘Centro Estadual de Idiomas’ e da ‘Parceria com Conselho Britânico’, foram distribuídas: 30 bolsas na modalidade High School para estudantes com idade entre 15 e 16 anos, 62 bolsas na modalidade Curso Intensivo de Inglês para estudantes maiores de 17 anos matriculados no curso de inglês e 08 bolsas na modalidade Curso Intensivo de Espanhol para estudantes maiores de 16 anos matriculados no curso de espanhol.
Programa de Intercâmbio
A maioria dos estudantes que participou do Programa de Intercâmbio já ingressou no ensino superior, outros estão trabalhando como professores e coordenadores de inglês em cursos particulares atuam como intérpretes em feiras internacionais, em agências de intercâmbio, no aeroporto, entre outras atividades nas quais o inglês e ou espanhol foi imprescindível para ingresso.
Centro Estadual de Idiomas
As atividades começaram com cursos de inglês em seis unidades no Estado – Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Cachoeiro de Itapemirim e Colatina. Em 2012 foi iniciada a oferta de curso de espanhol nas unidades da Grande Vitória. Atualmente, os CEIs atendem 4.260 estudantes do ensino médio da rede pública estadual de ensino.
No curso de inglês do Programa de Aprofundamento de Estudos em Línguas Estrangeiras, da Secretaria de Estado da Educação (Sedu) em parceria com o Conselho Britânico, os estudantes fazem o curso no contraturno de estudo ou aos sábados. A bolsa compreende o curso de Língua Estrangeira Learn English Pathways (LEP), que será desenvolvido na modalidade semipresencial. As aulas serão dadas por professores/tutores contratados pela Sedu.
Em 2015, a Sedu ofertou 1.600 vagas para estudantes de 31 municípios capixabas, em 33 escolas polo. O curso de inglês tem duração de dois anos, e é ofertado em escolas polo da rede estadual propiciando aos estudantes o desenvolvimento da língua inglesa por meio de aulas interativas e atividades online variadas com foco na comunicação. Os alunos participam de módulos semestrais com 40 horas de atividades online e 32 horas presenciais cada.