Estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Julite Miranda Freitas, na Serra, fizeram um protesto na tarde desta terça-feira (25), fechando a rodovia ES 010, nos dois sentidos. Segundo a Guarda Municipal da Serra os estudantes fecharam as pistas próximo ao bairro Mar Bela, chegando em Nova Almeida. O protesto questiona a retirada do diretor da instituição.
Com cartazes, faixas e camisas os estudantes foram para a rodovia em apoio ao diretor da escola, Alex Bulhões, retirado do cargo de acordo com a nova regra estabelecida pela Secretaria Municipal de Educação (Sedu).
O decreto de número 6488/2015, estabelece novas regras para a escolha dos candidatos às funções de diretores e coordenadores de turno das escolas da rede pública municipal de ensino.
Para a escolha serão utilizados critérios de avaliação do mérito e desempenho, e também consulta pública junto à comunidade escolar. Apresentar a documentação exigida para o cargo, o candidato também fará uma prova escrita e sua proposta de gestão precisa ser aprovada pela Sedu. Somente depois dessa etapa, os nomes passarão por votação e o eleito fará um curso de formação.