Se o final de semana para muitos foi de descanso, para estudantes da 8ª edição do Hack Faesa o sábado e o domingo foi de muita adrenalina, raciocínio e imersão. Considerada a mais tradicional maratona de programação do Espírito Santo, os participantes tiveram 28 horas ininterruptas para cumprir o desafio.
O Hackathon faz parte do Faesa Summit, o maior evento de inovação do Centro Universitário. O método, que é utilizado pelas empresas mais inovadoras do mundo, como Google e Facebook, para criar soluções, já se popularizou pelo Brasil e no Estado vem sendo uma alternativa para grandes organizações em busca de novos projetos.
O evento reuniu programadores, designers e profissionais ligados ao desenvolvimento de software, gestão, criatividade e novas tecnologias para criar soluções inovadoras de acordo com o tema proposto por uma banca, da qual fazem parte representantes de grandes empresas do estado, entre eles, o coordenador de desenvolvimento da TV Vitória, Bruno Bortolotti. A emissora é uma das parceiras no evento.
Para atiçar ainda mais a curiosidade, os temas da maratona foram divulgados apenas na manhã do sábado (05), quando começou o evento. A partir daí, os participantes tiveram quase 24 horas para pensar, programar e entregar o resultado na manhã do domingo (06). Os grupos contaram com toda a estrutura necessária para passar a noite inteira trabalhando.
Para a supervisora de inovação da Faesa, Bianca Rodrigues, a maratona, além de um grande exercício de inovação e empreendedorismo para os participantes, é uma forma de aproximar os estudantes do mercado produtivo, funcionando como uma vitrine de talentos e projetos. “O empreendedorismo e a inovação são pilares da formação acadêmica da Faesa e o nosso hackathon uma atividade que está diretamente ligada a esses valores, pois estimula o estudante a desenvolver um projeto que vai acrescentar valor à formação e que pode até se tornar o seu negócio no futuro”, disse.
Faesa e Shopping Vitória fecham convênio
Um convênio inédito de vivência profissional foi firmado entre a Faesa e o Shopping Vitória, por meio do qual um grupo de estudantes tem tido a oportunidade de desenvolver projetos inovadores na área de tecnologia dentro do centro comercial.
O primeiro passo para o projeto, chamado de SV Lab, aconteceu na última edição do Hack Faesa, em 2018, quando o gerente de TI do Shopping Vitória, Fabiano Martim, compôs a banca avaliadora da competição. Ele convidou o grupo vencedor, formado pelos estudantes Lucas Lima, Marcos Gabriel Mendes, Ricardo Thompson de Boni e Rafael Bianchini, juntamente com mais duas equipes que competiram no hackathon, para apresentar um pitch para a gerência do Shopping Vitória. O grupo acabou sendo selecionado e convidado para participar do SV Lab.