Os alunos de escolas municipais de Cachoeiro de Itapemirim estão participando do programa “Cuidar Mais – Mostra Audiovisual”, voltado para estudantes do 8º anos, que desenvolvem pesquisas sobre sustentabilidade, desde junho, para elaboração de vídeos relacionados a práticas ambientais de conservação e saneamento básico.
O projeto é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a BRK Ambiental. Cada unidade de ensino fará a seleção de um vídeo, que será enviado à BRK. O grupo de estudantes do vídeo escolhido será contemplado com uma oficina de edição de imagens profissional.
Assim, eles aprenderão técnicas que serão aplicadas nos próprios trabalhos. Depois, os vídeos editados serão apresentados na mostra audiovisual, que acontecerá no dia 7 de novembro, em sessão especial, no Cine Perim Center, no bairro Aeroporto, para representantes das escolas, alunos participantes e familiares.
O programa busca estimular a preservação e a consciência sustentável quanto ao uso dos recursos naturais, com foco no saneamento, na valorização da diversidade ambiental e no equilíbrio natural.
A estudante da escola Luiz Marques Pinto, Ana Sarah Silva Santos, destaca o envolvimento dos alunos da unidade nas ações. “Nós gravamos o vídeo, aqui, no bairro, para as pessoas terem noção do perigo do lixo que jogam nas ruas. A gente deseja que o nosso ambiente seja mais cuidado, fazendo com que as pessoas joguem o lixo no local certo. Nossa expectativa é fazer com que as pessoas não joguem os resíduos nas ruas, de qualquer forma, para não poluir o meio ambiente e aumentar riscos de doenças”, comenta.
Consciência ambiental
O trabalho foi planejado em grupos de até oito alunos, que produziram vídeos com duração de um minuto para apresentar propostas de ações transformadoras e sustentáveis para preservar os recursos naturais e reduzir os impactos ambientais causados ao meio ambiente por hábitos de consumo excessivo e descarte incorreto de resíduos.
“A gestão inteligente dos recursos naturais é essencial para a sobrevivência e a evolução da sociedade, e os alunos foram levados a essa reflexão durante as atividades. A aceitação e participação dos alunos foi fator decisivo para o sucesso do programa, todos se empenharam bastante para aprender um pouco mais e o resultado poderá ser apresentado a toda sociedade”, explica a analista de responsabilidade socioambiental da BRK Ambiental, Micheline Bernabé.