Cerca de mil estudantes de três escolas da rede estadual de Linhares, Norte do Estado, participaram de um protesto na manhã desta sexta-feira (1º). A ação foi motivada pela falta do passe escolar desde o início do ano letivo, em 15 de fevereiro. O documento garante gratuidade ao transporte de alunos que moram a mais de 3 km das escolas.
O protesto começou por volta das 7h da manhã em frente ao colégio Emir de Macedo Gomes. Em seguida, os alunos seguiram para a Praça Nestor Gomes, onde encontraram estudantes da escola Bartouvino Costa e do Polivalente I. Houve ainda uma reunião entre representantes dos alunos das três instituições e a superintendente regional de Educação de Linhares, Maria da Penha Valani.
Confira as imagens do protesto:
De acordo com Pedro Augusto Polese Batista, presidente do Grêmio Estudantil da Edir de Macedo Gomes, após a reunião os manifestantes foram para a frente da Prefeitura Municipal de Linhares, que se encontrava fechada, e, em seguida, para a Câmara Municipal. Lá encontraram dois vereadores que disseram desconhecer a falta de passe para os alunos da rede estadual.
Anteriormente, a Prefeitura de Linhares que contratava o passe livre, assim como ocorre com prefeituras de outros municípios. Entretanto, neste ano, o órgão decidiu rescindir o convênio firmado com o Governo do Estado, que passou a ser o único responsável.
Em nota, a Secretaria de Estado de Educação (Sedu) prometeu que o problema será resolvido muito em breve. “O processo de contratação do passe livre para os estudantes da rede estadual de Linhares está em fase final, para garantir aos estudantes do Ensino Médio o acesso ao transporte urbano gratuito. A previsão é que até o final da próxima semana a contração seja finalizada”, diz o texto.