Geral

Estudantes vão aprender a lidar com as emoções em sala de aula

As escolas participantes do Programa do Governo do Estado vão promover 25 aulas, duas vezes por semana, com duração de uma hora, até o final do ano

O projeto foi lançado nesta quarta-feira no Palácio Anchieta Foto: Divulgação

Lugar de emoções é na sala de aula! E os estudantes da rede estadual e municipal de ensino irão aprender a lidar com elas. Para estimular a garotada a explorarem as maneiras de lidar com situações como amizade, comunicação, solidão, ameaças, mudanças, perdas e tantas outras, as escolas vão contar com um programa chamado Amigos do Zippy.

Inicialmente, o programa que foi lançado nesta quarta-feira (10) no Palácio Anchieta, vai abranger 95 escolas, 423 professores, atendendo mais de 9.600 estudantes, entre 07 e 08 anos, do 2º e 3º ano do Ensino Fundamental. São 66 escolas estaduais localizadas nos municípios da Serra, Cariacica e Vila Velha. Além de mais 29 escolas da rede municipal de Vila Velha.

O Amigos do Zippy proporciona, durante as aulas, a oportunidade das crianças refletirem e criarem estratégias para os problemas apresentados, contando com a ajuda de jogos lúdicos que possibilitam experimentar suas sugestões à medida que suas capacidades emocionais e sociais são desenvolvidas.

O objetivo é promover o bem-estar e encorajar o estudante a explorar várias opções de solução e a pensar por si mesma.  Para a professora Danielli Seraphim Nascimento Venturin, da Escola Estadual Manoel Paschoal de Oliveira, lidar com a emoção e o sentimento são difíceis, ainda mais com a raiva, ciúmes e agressividade.
“Primeiramente tivemos que aprender a lidar com os nossos sentimentos, para depois ajudar aos alunos. Quero fazer a diferença na vida dos alunos e ajudá-los na sua vida pessoal e educacional”, disse.

O programa compreende uma série de seis histórias intituladas “Amigos do Zippy”. O Zippy é um inseto – um bicho-pau – e seus amigos são um grupo de crianças. As histórias mostram esses personagens enfrentando problemas que são familiares às crianças: amizade, comunicação, solidão, bullying, mudanças, perdas e outras dificuldades.

As escolas participantes do Programa vão promover 25 aulas, duas vezes por semana, com duração de uma hora, até o final do ano. Cada aula começa com o professor lendo parte da história e as crianças, por sua vez, participam em atividades como desenho, dramatização, discussão do tema e jogos. As escolas receberam um material didático necessário para o desenvolvimento do programa.

“O Amigos do Zippy está atendendo cerca de 250 mil alunos de 45 cidades brasileiras. O programa é um instrumento que precisa de alma e essa alma é o professor, que faz essas crianças se desenvolverem emocionalmente. Quando o professor abraça o projeto, conseguimos atingir o nosso objetivo, que é aprender a lidar com o sentimento. Em julho, foi realizada a formação dos professores aqui do Estado”, explicou a presidente da Associação pela Saúde Emocional de Crianças, Tania Paris.

O Amigos do Zippy foi implementado no Brasil pelo Centro de Valorização da Vida, entidade que atua desde 1962 oferecendo apoio emocional gratuito às pessoas que o procuram. A entidade “Partnership for Children” (PFC) é detentora dos direitos autorais do programa Amigos do Zippy e a Associação pela Saúde Emocional de Crianças (ASEC), entidade sem fins econômicos, é sua representante exclusiva no território brasileiro. Desde sua implantação, o programa já beneficiou 249.087 crianças no Brasil.