Geral

Estudo, leitura e diversão: kit básico dos alunos do 3º Ano do Ensino Médio

Profissionais da área da Educação reconhecem que o último ano do Ensino Médio gera muitas cobranças para o estudante. E elas não ocorrem apenas da escola. Vêm também da família

2017 vai ser um ano cercado de ansiedade e expectativas Foto: Divulgação

Para um grupo bem específico de jovens, aqueles com idade entre 16 e 17 anos, 2017 vai ser um ano cercado de ansiedade e expectativas: Enem, Vestibular, expectativa sobre entrada na faculdade. Profissionais da área da Educação reconhecem que o último ano do Ensino Médio gera muitas cobranças para o estudante. E elas não ocorrem apenas da escola. Vêm também da família e, em muitos casos, deles próprios, que precisam dar conta de tantas matérias, tantos conteúdos, tantas habilidades e tantas competências. 

Mas, mesmo que o ano tenda a ser bem puxado, é possível enfrentar os próximos meses de forma tranquila e proveitosa. A primeira grande dica da professora de Redação e Espanhol Giselle Casotti é simples: “Moças e rapazes precisam ter em mente a importância dos estudos desde o primeiro dia de aula. Nada de deixar acumular os conteúdos passados pelos professores em sala de aula, revisando-os e praticando os exercícios, organizando os materiais a serem utilizados”, deu a dica, sugerindo a criação de uma rotina de estudos, com horários estabelecidos de acordo com as áreas e os conteúdos, em local apropriado.

“Estabelecer o hábito de estudar fora do ambiente escolar amplia as oportunidades de aprendizagem e colabora para o exercício da concentração. No entanto, nesses horários de estudo, é necessário desligar-se das redes sociais, TV, e outros meios que possam desviar a atenção e o foco nos objetivos”, completa.

Professora das redes pública e privada, do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, Giselle defende, ainda, a tecnologia como aliada do conteúdo trabalhado em sala de aula e nos livros didáticos, já que a internet, e suas ferramentas visuais, possuem um vasto campo de pesquisas. E quanto mais conhecimento acumulado, ela garante, melhor será o rendimento e a aprendizagem.

Ler, sempre!

Outra exigência imprescindível na rotina de quem está no 3º Ano é ter o hábito da leitura e cultivá-lo de forma sadia e enriquecedora.

“E não basta ler, é preciso compreender e interpretar os diferentes tipos de linguagem, bem como atualizar-se com informações relacionadas ao Brasil e ao Mundo. Esses são pré-requisitos para o domínio de uma boa escrita, o que é de total importância para o crescimento estudantil e pessoal do aluno, visto que aprimora o senso crítico, valoriza a escrita correta da Língua Portuguesa e proporciona conteúdos suficientes e determinantes para uma boa Redação. Convém lembrar que a prática da escrita correta e madura é importante não só para a produção de um bom texto no Enem e outras provas, mas também como forma maior de expressão documentada”, ressalta.

Estudar, se concentrar, ler, escrever. Mas, então, 2017 será um ano de estudar, estudar, estudar apenas? Não! Em meio a tantas responsabilidades, os alunos não apenas podem como devem buscar caminhos para “driblar” a ansiedade. Em outras palavras, ao longo do ano está mais do que permitido incluir na rotina atividades de lazer, exercícios físicos, academia, “algo que funcione como um ponto de equilíbrio para o cérebro e o corpo”, resume a professora.