O cérebro se desenvolve por meio da maturação e do desenvolvimento de regiões e funções. Os estímulos ambientais são cruciais na interação da neurobiologia e genética para a aprendizagem e equilíbrio da criança e do adolescente. Como isso ajuda a “aprender a aprender”? Como deve ser a relação entre escola e educação, visando a conscientização e a apropriação dos conhecimentos da neurociência educacional e da psicologia cognitiva para melhor atender os desafios educacionais do século XXI?
Esses são os temas da segunda rodada do Painel de Educação, promovido pelo Sistema Etapa, em Vitória. O evento será realizado nesta quinta-feira (11), a partir das 8h30, no hotel Comfort Suites, localizado na Avenida Saturnino de Brito, na Praia do Canto.
O evento é gratuito para gestores de escolas particulares de todos os graus. A inscrição é feita pela internet, no site do Grupo Etapa.
A primeira palestra, com o tema “Cérebro, Razão, Emoção e Funções executivas na aprendizagem”, será ministrada pelo professor Fernando Louzada e abordará como o cérebro se desenvolve por meio da maturação e do desenvolvimento de regiões e funções.
Segundo Louzada, a inteligência é atrelada ao desenvolvimento emocional e apresenta etapas no processo de aprendizado do aluno. O controle de impulsos, os limites e a autorregulação são, comprovadamente, estratégias facilitadoras da aprendizagem, de acordo com o professor.
Louzada é mestre e doutor em Psicologia, na área de Neurociências e Comportamento, pela Universidade de São Paulo, com pós-doutorado pela Harvard Medical School (2006). Também é professor da Universidade Federal do Paraná, onde coordena o Laboratório de Cronobiologia Humana, cujo principal objetivo é o estudo das relações entre o sono, aprendizagem e desempenho escolar.
Já a segunda apresentação – “Estratégias Metacognitivas: da Teoria à Prática” – será de Eduardo Sisti. A palestra abordará técnicas para melhorar o aprendizado, por meio do aperfeiçoamento do “aprender a aprender”, e será voltada para todos os que desejam sucesso no ato de estudar e enfrentar a batalha dos exames vestibulares. É a aplicação dos princípios da metacognição.
Professor de história, consultor pedagógico e elaborador de material didático no Grupo Etapa, Eduardo Sisti atualmente faz especialização em História da Arte pela PUC e MBA em Gestão Escolar pela USP.
Serviço: Painel de Educação
Data: quinta-feira (11)
Horário: das 8h30 às 12 horas
Local: Comfort Suites (Avenida Saturnino de Brito, 1327, Praia do Canto, Vitória)
Programação
8h30 – Credenciamento e Welcome Coffee
9h – palestra “Cérebro, Razão, Emoção e Funções executivas na aprendizagem”
10h30 – Brunch
11h – palestra “Estratégias Metacognitivas: da Teoria à Prática”
12h – Encerramento