Geral

Evento Nacional debate Segurança Pública em Vitória

Vitória abre as portas para discutir segurança pública, nos próximos dias 26 e 27 de maio, e o debate será nacional. O 1º Diálogo Regional sobre Segurança Cidadã: Os Desafios da Sociedade Contemporânea terá participação de nomes importantes, com palestrantes internacionais que vão debater assuntos atuais e de interesse público, como o controle de armas e de munições no Brasil; a produção de indicadores para a transparência e mensuração de desempenho; a intersetorialidade da política de segurança pública e prevenção social da violência; além da conciliação de conflitos entre direitos fundamentais.

“Todos esses temas estão em discussão nacional e são fundamentais para nos ajudar no desenvolvimento de um novo pensamento de segurança pública, que possa incluir todos os setores da sociedade e que não dependa, apenas, da prevenção policial. Precisamos construir um novo modelo, com construção social, de prevenção à violência e com caráter transformador”, explica o secretário de Estado Extraordinário de Ações Estratégicas, Álvaro Duboc.

Com esse objetivo, o Governo do Espírito Santo, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) trazem um espaço aberto a sugestões e propostas sobre temas que envolvem a segurança pública e incluem a participação de diferentes pilares da sociedade na construção das ações de prevenção e de enfrentamento à violência. O espaço ainda conta com o apoio da Universidade de Vila Velha (UVV) e da ArcelorMittal.
 

Participação
Ao todo, são oferecidas 300 vagas, todas gratuitas, para os dois dias do evento. As inscrições estão abertas até esta quarta-feira (21), no site seminario.sesp.es.gov.br. Além de operadores de segurança pública, o público alvo inclui estudantes e professores universitários, gestores municipais, estaduais e nacionais; jornalistas e demais profissionais que atuem na área.

O encontro contará com a participação de especialistas nacionais e internacionais. A abertura será no dia 26, no São Thiago do Palácio Anchieta, a partir das 19h30, com palestra de Daniel Luz, assessor regional de Segurança Cidadã do PNUD para América Latina e Caribe. Ele vai falar sobre a importância do planejamento e da avaliação das políticas de segurança.

O credenciamento será no segundo dia, a partir das 8 horas, no Centro de Convenções de Vitória, em Santa Lúcia. As palestram acontecem entre 8h30 e 17h45, com quatro mesas para diálogo, com a presença confirmada de Daniel Cerqueira, diretor de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia (DIEST) do IPEA; de Nívio Nascimento, oficial de programa do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC Brasil); e de Gary Stannet, CEO da Active Communities Network, instituição social da Inglaterra que atua em parcerias com diferentes parceiros na promoção de atividades esportivas como principal catalisador de mudança pessoal e comunitária.

Programa Estado Presente
A realização do evento faz parte da comemoração aos três anos do Programa Estado Presente em Defesa da Vida. Em maio de 2011, o Governo do Espírito Santo lançou o Estado Presente com o objetivo principal de priorizar a redução de homicídios por meio de estratégias específicas para cada organização policial e o desenvolvimento de ações e projetos com ênfase na prevenção da violência, fortalecimento da rede de proteção social e melhoria do acesso aos serviços disponíveis em favor de populações historicamente desassistidas.