Em um clima descontraído, cerca de 30 empresários, executivos, advogados e acadêmicos de Direito reuniram-se ontem no rooftop do Espaço Jurídico Vitória, localizado na Enseada do Suá, em Vitória, para uma conversa sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). O evento, chamado de Hangout, foi promovido pelo Mendonça & Machado Advogados, escritório que tem por missão criar soluções que gerem valor aos negócios dos clientes. De acordo com o organizador, o sócio-gestor e advogado Marcelo Mendonça, o objetivo é realizar outras edições, para apresentar, bimestral ou trimestralmente, conteúdo relevante para o meio empresarial capixaba em um formato de happy hour. “Outros temas em alta que devemos abordar ao longo do ano são planejamento tributário e processo sucessório”, adianta Marcelo.
O palestrante da noite foi o advogado Daniel Lube, que é head de privacidade e proteção de dados do Mendonça & Machado Advogados. Ele explicou que hoje a LGPD já é uma realidade, uma regra de mercado. Por isso, a importância de desmistificar o tema para os empresários e os indivíduos que são titulares de dados.
“A gente percebe que ainda existe um esforço grande das empresas em se adequar e entender a extensão das mudanças que precisam fazer, mas a perspectiva é muito boa. Estão sendo publicadas portarias para flexibilizar a adequação para pequenas empresas e startups. Isso vai potencializar a implantação no Estado e no Brasil”, explica Daniel, fazendo o alerta de que setores que têm contato direto com o consumidor final possuem quantidade mais expressiva de dados sensíveis e precisam estar ainda mais atentos.
Um dos participantes, Rodrigo Dessaune, que é CEO da ISH Tecnologia, aprovou o tema e o ambiente aberto e mais informal. “Isso aproxima empresários e incentiva a troca de conhecimento. Fiz questão de vir porque é um assunto muito importante e que muitas vezes é negligenciado pelas empresas. Na ISH, esse tema está em todas as reuniões do Conselho Administrativo e a gente o trata com muita seriedade. Apesar de não trabalharmos com pessoas físicas, somos totalmente aderentes à LGDP”, conta Rodrigo.
Eduardo Zanotelli, sócio-proprietário da farmácia de manipulação Farmage, lembrou que atua em uma área bastante impactada, por isso já se adequou, mas busca mais conhecimento. “A gente começou a adequação no início de 2021 e em setembro encerramos a primeira parte. Mas a LGPD é um processo constante, em que a gente faz, testa, confirma e melhora. Então, a convite dos advogados, viemos ver se está tudo de acordo”, relata Eduardo.
O Hangout atraiu também a atenção da recém-formada e da estudante de Direito Laura Vescovi Vieira e Diana Mantovani, respectivamente. “O evento tem tudo a ver com o momento que estamos vivendo. Então, vim me atualizar”, revela Laura. “É importante que empresas e pessoas físicas saibam o que é. Esse evento divulga a importância da LGPD”, opina Diana.