Geral

Evite o tédio e saiba o que fazer com as crianças no período de quarentena

É importante lembrar que a quarentena não é um período de férias, por este motivo, os pais devem organizar uma rotina com seus filhos para manter uma regularidade e equilíbrio no aprendizado

Foto: Reprodução

O mundo todo está vivendo um período crítico por conta da pandemia covid-19, e por este motivo, várias Instituições estão cancelando suas atividades. Em praticamente todo o país as aulas tanto de escolas públicas quanto privadas, foram suspensas até o final de março por orientações do Governo.

Por conta dessa suspensão famílias que tem crianças e adolescentes precisam usar a criatividade para entreter e educar os filhos em casa. Mas o que fazer nos casos em que colégios não ofereçam atividades pela internet? Como manter o ritmo de aprendizado das crianças? Veja algumas dicas para os pais que querem adaptar os estudos a essa nova situação, e até mesmo atividades para entreter os pequenos.

Organizar uma rotina para os filhos

Primeiramente é importante lembrar que a quarentena não é um período de férias, por este motivo, os pais  devem organizar uma rotina com seus filhos para manter uma regularidade e equilíbrio no aprendizado. 

Nas redes sociais, como o Instagram, contadores de histórias já estão fazendo lives. Ainda tem a opção de jogos educativos e os canais do Youtube.

Foto: Reprodução

A leitura, é uma atividade para todas as idades. Um momento ideal para a família relembrar histórias que marcaram a infância. Uma dica para tornar a leitura divertida é fazer uma “cabaninha” com lençol e ler um livro com uma lanterna.

Crianças de 6 meses até 3 anos de idade precisam trabalhar as áreas do cérebro voltadas à atenção, a memória operacional, que está relacionada ao raciocínio e aprendizado e a linguagem. Brincadeiras simples, como “esconde/achou” ou jogos de imitação, que envolvam repetições de gestos ou ações, já funcionam como bons desafios para exercitar a mente dos pequenos.

Brincadeiras

É importante adaptar brincadeiras e atividades no dia a dia das crianças. Resgatar brincadeiras de infância como pular corda ou amarelinha, pode ser interessante como atividade física. Além dessas brincadeiras ajudar a gastar energia, não exigem muito espaço. Um corredor de casa pode se transformar em amarelinha. 

Foto: Reprodução

Outras brincadeiras também ajudam a desenvolver a coordenação motora dos pequenos. Pular elástico ou corda e brincar com o bambolê são ótimos para isso. 

Brincar com massinha, também é uma boa pedida e se os pais não tiverem em casa, eles podem fazer utilizando farinha de trigo.

Jogos de montar e encaixar peças exigem também atenção e foco. Bolinha de sabão é distração garantida.

Para as crianças que estão cursando no ensino fundamental I é interessante manter o foco nas matérias já apresentadas. Atividades que envolvam a escrita ou o ato de soletrar, como jogar Stop, podem e devem ser adaptadas e reinventadas para ajudar os pais na tarefa de educar. Encontrar as palavras na forca também vale. 

Foto: Reprodução

Os jogos de tabuleiro também são excelentes para brincar em família. Além de entreter, os jogos desenvolvem aspectos sociais, cognitivos e desenvolvem o lado afetivo de saber ganhar ou perder. 

E que tal adaptar o velho bingo para contas matemáticas ou português?

Adolescentes

Durante a pré-adolescência os interesses e as necessidades mudam. Por isso, o YouTube pode ser útil para entreter e educar. Existem alguns canais que focam  no aprendizado através de experiências, viagens e mais, mantém um conteúdo informativo e relevante para toda a família

Com informações do Portal R7!