A dificuldade em encontrar oportunidades de emprego, somada a histórias de problemas familiares e envolvimento com drogas, tem contribuído para o aumento da população que vive nas ruas da Grande Vitória. Somente na capital, 235 moradores de rua foram registrados pelo município, de janeiro a junho de 2017. Contudo, uma iniciativa de uma empresa de fast food, em parceria com o Projeto Escola da Vida, da Prefeitura de Vitória, vem trazendo esperança de uma vida melhor e resgate da cidadania para essas pessoas.
O McDonald’s foi a primeira empresa a aderir ao projeto, contratando seis ex-moradores de rua para atuar nos restaurantes. Na parceria realizada com a prefeitura, os candidatos são preparados, selecionados pelo projeto e encaminhados para uma entrevista no McDonald´s. Aprovados, eles iniciam um período de experiência e treinamento, que inclui técnicas de atendimento ao consumidor, importância da segurança alimentar e funções do restaurante. Não é exigida experiência dos candidatos.
“Queremos ser uma empresa cidadã, trabalhar em sintonia com a comunidade e oferecer serviços e oportunidades de emprego para toda a população. Com esse projeto, os ex-moradores de rua recuperam sua autoestima e são preparados para recomeçar sua vida”, disse Marco Correia, franqueado do McDonald´s em Vitória.
No restaurante, os funcionários atuam em escala de 44 horas semanais, com diversas funções, desde a limpeza até a preparação dos alimentos. “Eles estão tendo um desempenho excelente, são comprometidos com o trabalho e nunca faltam”, aponta Correia.
Contratação
“A proposta de contratar pessoas em risco social tem total sinergia com os valores da marca. Nosso compromisso é empregar quem quer e precisa trabalhar”, afirma Paulo Camargo, presidente da Divisão Brasil da Arcos Dorados, empresa que opera o McDonald’s na América Latina.