Geral

Ex-secretário do ES recebe alta após cirurgia na Itália

N´esio Fernandes precisou fazer uma cirurgia para a remoção da vesícula após ser diagnosticado com colecistite em Roma

Foto: TV Vitória

Após quase uma semana de internação e uma cirurgia realizada em um hospital na Itália, o ex-secretário de Saúde do Espírito Santo e atual secretário de Atenção Primária à Saúde, do Ministério da Saúde, Nésio Fernandes, recebeu alta hospitalar.

Ele precisou fazer uma cirurgia para a remoção da vesícula após ser diagnosticado com colecistite. 

O procedimento foi realizado durante a estadia de Nésio em Roma, capital italiana, onde estava para um encontro da Cúpula de Sistemas Alimentares da Organização das Nações Unidas (ONU).

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Assim como a notícia da internação e da cirurgia, a informação da alta hospitalar foi confirmada pelo próprio Nésio em uma publicação nas redes sociais, na qual agradeceu ao hospital, à Madre Superiora, aos funcionários da unidade e aos colegas de internação.

O que é a colecistite?

Segundo informações da Biblioteca Virtual em Saúde, do Ministério da Saúde, a colecistite ocorre quando um cálculo (pedra) obstrui o ducto cístico, localizado na vesícula biliar, causando inflamações no tecido que reveste a parede interna do abdômen.

A vesícula biliar é um órgão em forma de saco, localizada abaixo do lado direito do fígado. 

Sua função é armazenar a bile, líquido produzido pelo fígado que atua na digestão de gorduras no intestino.

Leia também: Servidores da Educação do ES vão receber bônus no salário de agosto

A colecistite aguda começa de repente e causa dores graves e constantes no abdômen superior. A maioria das pessoas com colecistite aguda apresentam cálculos biliares.

Entre os principais sintomas da doença estão: dor abdominal, cólica na parte superior direita do abdômen, sensibilidade no abdômen durante a palpação no exame médico, náuseas, vômitos e perda de apetite.