Feriado prolongado é sempre um pretexto para descuidar da alimentação. Muitos comem coisas que não deveriam ou em quantidades maiores do que o habitual. Mas a folga chega ao fim e a sensação de mal-estar permanece.
O nutricionista Rafael Monteiro explica que em poucos dias não há o acumulo de gorduras. “O que ocorre é uma retenção de líquidos de forma excessiva”, explica. De acordo com ele, isso faz com que as pessoas sintam sintomas incômodos, como a azia.
Nesse caso, é necessário que haja uma desintoxicação alimentar. Para isso, o nutricionista passa três dicas:
1 – Ingerir quantidade de água maior do que o costume: isso faz com que o corpo elimine as toxinas junto ao suor e a urina;
2 – Ingerir grande quantidade de fibras: ajuda a fazer o controle do trânsito intestinal;
4 – Ingerir antioxidantes: ajuda a desintoxicar o organismo. Um boa opção é o suco de abacaxi com hortelã ou o suco verde, à base de couve, limão, gengibre e água de coco.
Cuidados com a pele
Já quando se trata de cuidados com a pele e cabelos, é importante desconfiar das dicas encontradas na internet. A dermatologista Pauline Lyrio esclarece que essas receitas caseiras não são aconselhadas pelos médicos e especialistas.
O uso do limão é um exemplo disso. Muitas pessoas usam esse recurso para clareamento de determinadas áreas da pele. Para dermatologista, isso não é indicado. “O limão pode causar queimaduras na pele, se não for usado de forma correta”, explica.
Outro mito explicado por ela é o uso do anticoncepcional no shampoo, com a pretensão de crescer o cabelo. De acordo com ela, o cabelo não absorve o medicamento e o efeito não existe.
Já a receita do chazinho de camomila para redução de olheiras é indicado. Depois de uma noite mal dormida, usar pequenas compressas com o chá nas áreas afetadas pode resolver esse problema.