As Práticas Integrativas e Complementares (PIC’s) são uma forma inovadora, racional e efetiva na promoção e melhoria da saúde da população. Ela foi implementada há 25 anos na rede municipal de saúde e oferece várias formas de tratamento, como acupuntura, fitoterapia, homeopatia, musicoterapia, arteterapia e ioga.
Esses métodos estão disponíveis nas unidades de saúde, no Centro Municipal de Especialidades (CME-Vitória) e em alguns módulos do Serviço de Orientação ao Exercício (SOE).
Para falar sobre o tema, a médica homeopata da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) Henriqueta Sacramento dará a palestra “Gestão Pública em Fitoterapia e os Desafios do SUS”” no IV Simpósio de Plantas Medicinais e Fitoterápicos no Sistema Público de Saúde, nesta quinta-feira (6), em Fortaleza (CE).
A médica falará sobre como Vitória vem realizando a gestão da Política Municipal de Plantas Medicinais e como são desenvolvidas as atividades coletivas e individuais e a padronização de medicamentos fitoterápicos que são dispensados, após prescrição médica, em todas as farmácias das unidades de saúde.
O evento é promovido pelo Conselho Federal de Farmácia e objetiva proporcionar aos participantes conhecimentos atualizados sobre as PIC’s, fornecendo condições de colaborar e apoiar o processo de implementação e manutenção das ações que se inter-relacionam aos segmentos das Plantas Medicinais e Fitoterápicos no âmbito do sistema público.