Um forte barulho de explosão assustou os moradores da Grande Vitória, na tarde deste domingo (17). Vídeos e imagens encaminhados à reportagem mostram muita fumaça na área da ArcelorMittal, no complexo de Tubarão.
A empresa informou, por meio de nota, que houve um blackout (falta de energia) na usina neste domingo, que afetou a Central Termelétrica, mas que não há vítimas.
“O evento gerou um barulho intenso, mas não houve vítimas. Todas as medidas estão sendo tomadas voltadas a segurança das pessoas, meio ambiente e estabilidade dos processos. Os órgãos ambientais já foram informados.”
A empresa acrescentou que as imagens mostrando chamas em um dos processos, são, na verdade, um sistema de segurança chamado bleeder, que são dispositivos que realizam a queima controlada dos gases em caso de falha no sistema.
“Todas as medidas estão sendo tomadas voltadas a segurança das pessoas, meio ambiente e estabilidade dos processos. Os órgãos ambientais: Iema, Secretarias de Meio Ambiente de Serra e Vitória, Secretaria Estadual de Meio Ambiente e MPES já foram informados”, destacou a empresa por nota.
De acordo com informações da equipe de reportagem da TV Vitória, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar foram ao local, mas não chegaram a entrar dentro da empresa porque ficou acordado que o blackout seria resolvido por uma equipe interna da ArcellorMittal.
Em nota, o Corpo de bombeiros confirmou a ocorrência na área da empresa ArcelorMittal, em Bairro de Fátima, na Serra. “Entretanto, não houve atuação do CBMES, pois a empresa informou que a situação foi controlada pelas equipes próprias”.
Segundo relatos enviados ao Folha Vitória, o barulho teria sido ouvido nos bairros de Jardim Camburi, Jardim da Penha, Praia do Canto, Barro Vermelho e até em Vila Velha. Moradores relataram vidros de casas e apartamentos tremerem após o forte barulho.
Veja os vídeos:
*Com informações da repórter da TV Vitória Nathália Munhão