Geral

Explosão de ônibus reivindicada pelo EI deixa ao menos 7 mortos na capital do Afeganistão

Ao menos sete pessoas morreram e 20 ficaram feridas em uma explosão de um ônibus em Cabul, Afeganistão, nesta terça-feira, 7. Segundo anunciou a polícia afegã, a explosão ocorreu em decorrência de um atentado que posteriormente foi reivindicado pelo grupo terrorista Estado Islâmico (EI).

“Uma explosão ocorreu a bordo de um ônibus que transportava civis no bairro de Dasht-e-Barchi. Sete de nossos compatriotas morreram como mártires e outros 20 ficaram feridos”, disse um porta-voz da polícia, Khaled Zadran, na rede social X.

A filial do EI no Afeganistão reivindicou a responsabilidade pelo ataque.

O bairro de Dasht-e-Barchi é povoado principalmente pela comunidade xiita Hazara, uma minoria que tem sido alvo recorrente de ataques do grupo jihadista sunita.

Em 28 de outubro, o EI reivindicou a responsabilidade por um ataque a bomba que matou quatro pessoas e feriu outras sete em um shopping center no mesmo bairro de Cabul no dia anterior.

As autoridades talibãs do Afeganistão afirmam controlar a segurança do país depois de recuperar o poder em 2021, mas nos últimos dois anos houve dezenas de ataques contra civis, a maioria deles reivindicada pela filial local do EI.