Geral

Explosões gigantes deixam rastro de destruição e dezenas de mortos e feridos na China

Explosão que causou maiores danos foi equivalente a uma provocada por 21 toneladas de TNT na China. Uma agência oficial chinesa fala em 50 mortos, entre eles 12 bombeiros

A potência da explosão deixou sem eletricidade alguns edifícios próximos Foto: Divulgação

Imensas explosões em um terminal de contêineres com produtos inflamáveis na cidade de Binhai, na China, deixaram centenas de feridos e dezenas de mortos na noite da última quarta-feira (12).

A agência oficial chinesa, Xinhua, fala em 50 mortos, entre eles 12 bombeiros, além de mais de 700 feridos e vários desaparecidos no acidente.

Entre os feridos, 71 se encontram em estado grave e outros 283 estão internados e em observação nos hospitais locais, segundo o governo municipal. A potência da explosão deixou sem eletricidade alguns edifícios próximos.

Diversos prédios tiveram suas janelas quebradas por conta do forte deslocamento de ar causado pelas explosões. Esta estação de metrô ficou destruída após o acidente.

Uma grande nuvem de fumaça tomou conta das regiões próximas ao complexo logo após a explosão. Centenas de carros ficaram completamente queimados por conta do fogo.

Embora por enquanto as causas das explosões sejam desconhecidas, as informações facilitadas pelo Departamento de Bombeiros de Tianjin indicam que estas começaram logo após um incêndio em um armazém.

O Departamento de Bombeiros de Tianjin afirmou que o incêndio começou na ultima hora da quarta-feira e que ocorreram duas grandes explosões com 30 segundos de diferença, seguidas de outras menores.

O Centro de Redes de Terremotos da China afirmou que a segunda explosão, a que causou maiores danos, foi equivalente a uma provocada por 21 toneladas de explosivo TNT.

Segundo informações das autoridades locais e relatos de moradores citados pelo Beijing News, as explosões destroçaram janelas e portas, sacudiram edifícios e fizeram as pessoas sair correndo para as ruas. A onda expansiva das explosões chegou a ser sentida a até dez quilômetros de distância.

Com informações do Portal R7