Apreciadores de relíquias automobilísticas estão prestigiando a I Exposição de Veículos Antigos, que começou no último sábado (6) e prossegue até esta segunda-feira (8). Montada na Fábrica de Ideias, em Jucutuquara, o evento tem entrada franca e acontece das 9 às 18 horas.
Entre os 70 carros, todos bem conservados, está a Limusine Chryseer, que foi adquirida e usada pelo então governador Florentino Avidos como primeiro veículo a passar pela Cinco Pontes na inauguração dela, em 1928. Essa preciosidade foi comprada pela família Neffa, que restaurou o veículo e o mantém em ótimo estado. Os carros são dos anos 20, 40, 50, 60 e 70 e mantêm o brilho da cor original e o motor.
Para garantir a originalidade do Dodge Dart modelo 1972, o representante comercial Max Ronald, 40 anos, gastou R$ 20 mil em peças. “Comprei só a carcaça, todo desmontado e levei seis anos para chegar ao resultado de hoje”, disse. Ele tem oito carros antigos em sua coleção. “É um hobby que cultivo desde 2000 porque gosto muito. Numa dessas exposições, conheci minha noiva, que também aprecia”.
Organizada pelo Veteran Car Club de Vitória, com apoio da Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria de Turismo, Trabalho e Renda, a iniciativa pretende incentivar a cultura fazendo um resgate histórico com os colecionadores. “Incluímos na programação do aniversário de Vitória para motivar os interessados em conhecer um pouco dessa história e o espaço da Fábrica de Ideias”, disse o subsecretário de Apoio ao Empreendedor, Renzo Nogueira.
O fascínio pelos carros antigos levou Gilson Fraga, 63 anos, e o filho logo cedo à exposição neste sábado. “Esses carros são diferentes, têm qualidade e um design muito interessante. Nós gostamos e valorizamos quem tem um carro antigo’, comentou Gilson, satisfeito com os modelos que apreciava.