A ExpoSul Rural 2020, que será realizada de 1º a 5 de abril, no Parque de Exposições de Cachoeiro de Itapemirim, terá dois encontros voltados para jovens que atuam no meio rural. Educação, tecnologia e inovação no campo estão entre os temas a serem debatidos.
No dia 2, das 14h às 16h, o Movimento de Promoção Educacional do Espírito Santo (Mepes) realizará uma mesa redonda. Na ocasião, serão discutidos os diversos projetos desenvolvidos pela organização, especialmente os relacionados à educação da juventude rural por meio das Escolas Família Agrícola (EFA) – em Cachoeiro, há uma unidade no distrito de Pacotuba (Efaci), mantida em parceria com a prefeitura. São esperados 300 jovens para a atividade.
No dia 4, das 8h às 17h, jovens do interior do Espírito Santo participarão do Conexão Agro Jovem. O evento, organizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado (Senar-ES), terá apresentações de casos de sucesso de jovens na agropecuária capixaba, palestra sobre novidades tecnológicas e inovadoras para o campo e momentos de troca de experiências.
O Senar-ES está apoiando a formação de caravanas para a ida até o local do Conexão Agro Jovem. Os interessados (18 a 30 anos) devem procurar os sindicatos rurais de seus respectivos municípios. São esperados 400 jovens no evento.
“Queremos despertar nos jovens a liderança, o empreendedorismo e a busca pelo conhecimento, pois são eles o presente e o futuro da agropecuária capixaba. Com exemplos práticos, a juventude verá que vale a pena investir no campo e que é possível alcançar realização pessoal e financeira nas propriedades rurais”, explica Letícia Toniato Simões, superintendente do Senar-ES.