Nesta sexta-feira (20), as primeiras sementes da ExpoSul Rural 2020 foram plantadas no solo do Parque de Exposições Carlos Caiado Barbosa. O plantio ocorreu na área demonstrativa agrícola da quarta edição da maior feira regional de agronegócio do Espírito Santo, que acontece em Cachoeiro de Itapemirim de 1 a 5 de abril. O objetivo é que o capim e o milho que serão plantados na sexta-feira estejam em ponto de colheita durante o evento.
Durante a ExpoSul Rural, o produtor poderá visitar os canteiros e também assistir a palestras e explicações dos agrônomos e outros profissionais aliando a teoria e a prática. “A ExpoSul Rural cumpre um papel fundamental na difusão de tecnologias e alternativas para os produtores rurais de toda a região”, afirma o secretário de agricultura de Cachoeiro de Itapemirim, Robertson Valladão.
O técnico da Selita, Iyan da Silva Spoladore, foi responsável pelo plantio das mudas do capiaçu, uma variedade de capim elefante próprio para a produção de alimento para o gado. “O capiaçu foi desenvolvido pela Embrapa e a Selita está estimulando o uso desse capim junto aos associados. Ele produz grande volume de massa com baixo custo e vai ajudar a tratar das vacas durante o período de seca”, afirma Yian.
Antes do fim do ano também serão plantados os canteiros sob a responsabilidade da Biomatrix e cooperativa Cacal, de Castelo. “A ExpoSul Rural é feita de boas parcerias. A área demonstrativa é prova disso, pois é um espaço de trocas de experiências entre pesquisadores, empresas, cooperativas, instituições públicas e produtores rurais”, lembra o presidente do Sindicato Rural de Cachoeiro de Itapemirim, Wesley Mendes.
A Exposul Rural é realizada pela Prefeitura Municipal e Sindicato Rural de Cachoeiro de Itapemirim. Tem o apoio institucional do Sistema FAES/Senar e Governo do Estado do Espírito Santo. Conta com apoio financeiro do Sicoob, Selita, Cacal, Sebrae, ADERES e Banestes, entre outros.