O youtuber, como é chamado aquele que recebe para postar vídeos no Youtube, é uma nova profissão que surgiu por meio do advento da internet. Quem trabalha com isso, publica um material, muitas vezes, sem grandes produções e fazem grande sucesso, como o caso do Whindersson Nunes, considerado o segundo youtuber mais influente no mundo.
O sucesso dessa plataforma é tanto que, ao que parece, o Youtube está prestes a ganhar um concorrente direto e já conhecido pelo público: o Facebook. O compartilhamento de vídeos na rede social tem apresentado um bom resultado de interatividade e com o público.
No entanto, criadores de conteúdos enfrentam problemas para trabalharem em materiais exclusivos para o Facebook. A pirataria dos vídeos e a atual impossibilidade de receber por eles são os maiores empecilhos.
Esses problemas podem estar perto de serem resolvidos. De acordo com o chefe de estratégia criativa do Facebook, Ricky Van Veen, há grandes planos de criar um novo ecossistema de vídeos na plataforma. O que pode indicar que a rede social poder querer convencer os criadores de vídeos a postarem o conteúdo diretamente por lá.
De acordo com informações do site Tecmundo, o executivo lembrou a aba de vídeos já existente no Facebook e dizendo ainda que quer explorar o financiamento de conteúdos exclusivos com ou sem roteiro, gravados ou ao vivo. A novidade ainda não tem previsão de implementação.